Novo robô aspirador apanha meias sujas, põe o lixo e encontra objetos perdidos

Aspirador tem braço robótico que o ajuda a cumprir tarefas revolucionárias: mete as meias sujas no cesto da roupa para lavar e os lenços assoados no caixote do lixo.

A empresa Roborock anunciou o lançamento um robô aspirador revolucionário na feira tecnológica CES 2025.

Equipado com um braço robótico dobrável de cinco eixos, o Saros Z70 é capaz de apanhar pequenos objetos como meias sujas e lenços de papel e depositá-los em locais designados, neste caso, o cesto da roupa suja e o caixote do lixo, respetivamente, de acordo com comunicado da empresa.

Combinando a limpeza e a recolha de objetos num único dispositivo, o aspirador e o seu braço podem manipular objetos que pesem até 300 gramas. De acordo com a Roborock, este é o primeiro aspirador produzido em massa com uma funcionalidade robótica tão avançada.

O dispositivo mapeia a casa com uma câmara incorporada e tecnologia LED equipada no braço. Identifica os objetos que pode levantar e recupera-os durante as rondas de limpeza subsequentes. Depois, limpa as áreas anteriormente obstruídas e organiza os objetos recolhidos.

Mal sai da caixa, o Z70 reconhece 108 objetos diferentes, com a opção de o treinar para identificar mais 50. Os utilizadores podem até perguntar sobre a última localização de objetos perdidos, como sapatos, que tantas vezes se perdem pela casa.

Para além do seu braço robótico, o Z70 introduz sistemas de navegação avançados, substituindo a tecnologia LiDAR por câmaras assistidas por IA e sensores de tempo de voo para um mapeamento 3D mais preciso. Também inclui a tecnologia de prevenção de obstáculos laterais Vertibeam, que lhe permite navegar à volta de objetos complicados, como cabos elétricos.

O preço do Saros Z70 ainda não foi revelado, mas com os modelos Saros 10R e Saros 10 da Roborock a começar em preços em redor dos 1500 euros, espera-se que o Z70 custe mais. A empresa prevê o lançamento do modelo no primeiro semestre de 2025.

Apesar de tudo, os primeiros relatórios sugerem que o braço OmniGrip funciona lentamente, levantando questões sobre a sua praticidade em comparação com os métodos de arrumação tradicionais. A Roborock planeia melhorar a tecnologia após o lançamento através de atualizações por via aérea.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.