Digi alvo de 200 reclamações no mês de estreia. Queixas contra as três grandes operadoras subiram

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ZAP // Digi; Vodafone; Meo; NOS

A operadora romena, que está no mercado desde o início de novembro, foi alvo de cerca de 200 queixas. As reclamações contra Meo, Nos e Vodafone também aumentaram, principalmente sobre dificuldades no cancelamento dos serviços.

Desde a chegada da operadora romena Digi ao mercado português, a 5 de novembro, já foram feitas cerca de 200 reclamações relacionadas com os seus serviços. Os dados preliminares da Anacom, obtidos pelo Jornal de Negócios, revelam que 44 das queixas foram feitas diretamente ao regulador das comunicações, representando 6% das queixas sobre comunicações eletrónicas no período.

Além disso, 223 reclamações foram submetidas através dos livros de reclamações (físico e eletrónico), equivalente a 4% do total. Embora os motivos específicos das queixas não tenham sido divulgados, há a possibilidade de duplicação de registos, visto que um cliente pode ter recorrido a mais de um canal para fazer a queixa.

Paralelamente, a Anacom também observou um aumento significativo de queixas relacionadas com o cancelamento de serviços, principalmente contra as três principais operadoras — Meo, Nos e Vodafone.

Foram registadas 76 reclamações diretas sobre o tema, sendo os principais problemas identificados as dificuldades no pedido de cancelamento e o exercício do direito de livre resolução.

Outro ponto em destaque foi o aumento das queixas sobre portabilidade de número, com pelo menos 24 casos reportados em novembro. No entanto, o impacto direto da entrada da Digi na mudança de operador ou nas dificuldades de cancelamento ainda não está completamente esclarecido.

Enquanto isso, a chegada da Digi, conhecida pelos preços competitivos, forçou a concorrência a adaptar-se. As submarcas “low cost” das grandes operadoras, como UZO (Meo), WOO (Nos) e Amigo (Vodafone), foram reformuladas, com algumas a passar a incluir serviços de televisão para competir com a marca romena.

Quanto ao impacto da chegada da Digi nos preços, as estimativas estimam reduções de até 7% a médio prazo. Para 2025, a Nos já anunciou a manutenção dos tarifários, enquanto a Meo aplicará aumentos alinhados com a inflação. A decisão da Vodafone ainda é desconhecida.

ZAP //

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