Hafina deitou ao lixo a “fortuna” do ex-namorado: 740 milhões de euros em bitcoins

Facebook

Hafina Eddy-Evans

A britânica admite ter-se desfeito da fortuna, mas sem querer. “Ele pediu-me para levar um saco de lixo para a lixeira. Não fazia ideia do que estava lá dentro”.

Falou pela primeira vez a ex-namorada de James Howells, engenheiro informático de 39 anos de Newport, País de Gales, que viu o seu disco rígido com Bitcoin ser enviado para o lixo pela própria confidente.

Hafina Eddy-Evans explicou recentemente o seu papel no desaparecimento do disco que Howells procurava há mais de uma década.

Em 2009, Howells extraiu cerca de 8.000 bitcoins, que na altura valiam apenas 6 libras (7,20 euros à taxa de conversão atual). Atualmente, o seu valor disparou, fazendo com que o disco perdido valha potencialmente 618 milhões de libras (741 milhões de euros), de acordo com o Metro.

Howells tem vindo a pressionar o Conselho de Newport há anos para lhe conceder permissão para escavar o aterro Docksway, onde acredita que o disco rígido foi descartado.

Anteriormente, Hafina tinha refutado a alegação de que deitou o disco fora de propósito. “Ele pediu-me para levar um saco de lixo para a lixeira. Não fazia ideia do que estava lá dentro, mas fi-lo como um favor”, explicou ao MailOnline, reforçando que já tentou encontrar o disco, mas sem sucesso.

Hafina, que partilha dois filhos com Howells, admitiu que espera que a drive seja encontrada para pôr fim à perseguição. “Só queria que ele a encontrasse. Estou farta de ouvir falar disso”, disse.

A Câmara Municipal de Newport tem negado sistematicamente os pedidos de Howells para escavar o aterro. Invoca preocupações ambientais e restrições decorrentes da sua licença. O conselho declarou que a escavação poderia ter um “enorme impacto ambiental”.

Apesar de tudo, Howells ofereceu-se para partilhar até 10% do valor das Bitcoins com o município para projetos locais — uma redução em relação à sua anterior oferta de 25%.

Frustrado, o azarado apresentou recentemente uma ação judicial a exigir quase 500 milhões de libras (600 milhões de euros) de indemnização, acusando o conselho de reter a sua propriedade. Entretanto, o recente aumento do valor da Bitcoin, que atingiu um recorde de 78.796 libras por moeda, intensificou a situação.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.