Um estudo do PISA (Programme for International Student Assessment) revelou que os alunos portugueses são os que mais concordam com a ideia de que, numa discussão, pode haver mais do que uma opinião correta.
As crianças portuguesas são as mais tolerantes quando o se trata de ouvir e reconhecer opiniões diferentes.
O estudo do PISA, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre o desempenho dos alunos em vários sistemas educativos revelou que os alunos portugueses com 15 anos estão entre os que mais têm em atenção várias opiniões antes de tomar posições sobre qualquer assunto.
Divulgado esta quarta-feira e citado pelo jornal Público, os dados mostram que Portugal se destaca pela “grande percentagem de alunos que afirmam considerar sistematicamente as perspetivas de todos antes de tomar uma posição (80%)”.
Portugal é, assim, o país com a maior percentagem (65%) de alunos “que desafia a ideia de que só há uma maneira certa de estar numa discussão”.
A tolerância, destaca o estudo, acontece na generalidade dos alunos, não se registando um padrão: tanto vem dos estudantes que têm pior desempenho (72%), como dos que têm melhores resultados (85%).
Portugal está ainda entro os países em que os alunos dizem conversar com os pais sobre questões políticas ou sociais. Isto demonstra – conclui o estudo – que as crianças portuguesas são dos mais empenhados no pensamento crítico.
“Este facto foi observado na maioria dos países e economias com dados disponíveis, em particular na Bélgica, Brasil, Irlanda e Portugal, mesmo tendo em conta o perfil socioeconómico dos alunos e das escolas”, cita o Público.
Vai durar pouco tempo … Ao ver os colegas que podem tudo dentro da escola como usar consulta com os smartphones nas provas e passarem com notas 18 sem sequer falarem a língua ou saberem a matéria. O melhor eles em nome da tolerância se mantém em grupos sem se integrarem com os portugueses seja dentro ou fora da escola… Em nome da igualdade os portugueses estão a ser desfavorecidos e tratados como inferiores