Pelo menos 72 pessoas morreram em Espanha, na região de Valência, devido a chuvas torrenciais e inundações que atingiram aquela zona do país na noite e madrugada desta terça-feira.
As imagens que estão a ser divulgadas pelas televisões e nas redes sociais mostram aldeias, estradas, ruas e campos inundados, carros arrastados pelas águas e presos em autoestradas e pessoas em telhados ou árvores à espera de resgate.
De acordo com números oficiais do governo regional da Comunidade Valenciana, pelo menos 72 pessoas morreram.
De acordo com dados oficiais, na última noite, a precipitação na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966.
Lo de Valencia deja de ser grave para pasar a ser trágico.
El canal 24h hablando de “la cultura” y el “balón de oro” en lugar de dar información en directo.
El presidente paseando en la India.
Los servicios de emergencia jugándose la vida y los ciudadanos sufriendo.
Recemos. pic.twitter.com/DoeTzkBHqt
— Josema Vallejo (@JosemaVallejo) October 29, 2024
Os efeitos da depressão devem fazer-se sentir em Portugal, mas de forma muito menos intensa.
O Governo de Espanha criou uma comissão de crise para acompanhar os efeitos da tempestade na costa mediterrânica e mais de mil militares de uma unidade especial de emergência foram enviados para o terreno.
Lo de Valencia deja de ser grave para pasar a ser trágico.
El canal 24h hablando de “la cultura” y el “balón de oro” en lugar de dar información en directo.
El presidente paseando en la India.
Los servicios de emergencia jugándose la vida y los ciudadanos sufriendo.
Recemos. pic.twitter.com/DoeTzkBHqt
— Josema Vallejo (@JosemaVallejo) October 29, 2024
A ministra da Defesa de Espanha, Margarita Robles, disse aos jornalistas, em Madrid, já nesta quarta-feira que a região de Valência viveu nas últimas horas “um fenómeno sem precedentes“.
La gota fría, también llamada Depresión Aislada en Niveles Altos (DANA), ha causado inundaciones impresionantes en Valencia, España 🇪🇸
Las calles se han convertido en ríos violentos que arrastran todo
Y en la devastación, hay gente que no olvida a sus mascotas
¡Dios con ustedes! pic.twitter.com/TDesyQIEMi— Fernando Pérez Corona (@ferperezcorona) October 30, 2024
Segundo o serviço de emergências da Comunidade Valenciana, cerca de 200 pessoas foram resgatadas durante a madrugada de diversos locais, mas as equipas de proteção civil e de militares que estão no terreno continuam sem acesso a várias zonas afetadas, por haver vias inundadas e destruídas ou infraestruturas afetadas.
Es terrible lo de la #INUNDACION en #Valencia #Danacyclone #Danahttps://t.co/fhZxE4pATe pic.twitter.com/kU5uJIQLOs
— K13 News (@K13News) October 30, 2024
Numa declaração aos jornalistas, o coordenador das equipas de emergência, José Miguel Basset, disse que com o nascer do dia e o reforço de meios começou a ser possível iniciar resgates com meios aéreos e que há centenas de pessoas presas, por exemplo, em troços de duas autoestradas, numa situação que considerou “muito complicada”.
Além de haver infraestruturas afetadas, há também várias zonas sem comunicações e eletricidade, disse José Miguel Basset.
🚨🇪🇸DEATH TOLL IN SPANISH FLOODS RISES TO 51
Flash floods have swept the eastern Spanish region of Valencia following torrential rain that left roads and towns under water.
Carlos Mazon, the regional leader of Valencia, said that it was “absolutely impossible” for rescue teams… https://t.co/jGPquDdp4U pic.twitter.com/3ifBu7a5IN
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) October 30, 2024
Além da Comunidade Valenciana, o sul da Catalunha e a Andaluzia também estão a ser afetadas por este temporal.
ZAP // Lusa
A tempestade foi causa pela Natureza ou pelo Ser-Humano?
Fui eu… Soltei uma suposta ligeira flatulência e saiu uma DANAnada…
Não me diga que é o dr. Alberto que tem estado a servir de tecnologia de geo-engenharia nos Emirados Árabes Unidos: «Faz tanto calor no Dubai que o governo está a criar tempestades artificialmente» (https://www.cbsnews.com/news/dubai-rain-cloud-seeding-heat-weather/), «Brincar de Deus com a Atmosfera» (https://www.theatlantic.com/science/archive/2024/04/dubai-oman-flooding-cloud-seeding-geoengineering/678114/).