Os leões confirmam à CMVM que o Manchester United vai pagar a cláusula de rescisão de 10 milhões de euros para levar Rúben Amorim.
O Sporting já anunciou oficialmente a saída de Rúben Amorim para o Manchester United. Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os leões confirmam que o emblema de Old Trafford vai pagar a cláusula de rescisão do técnico.
“O Manchester United FC manifestou interesse em contratar o treinador Rúben Amorim, tendo o Conselho de Administração da Sporting SAD remetido para os termos e condições previstos no contrato de trabalho em vigor entre a Sociedade e o treinador, em concreto para a respetiva cláusula de rescisão e para o valor de Euro 10.000.000,00;”, lê-se no comunicado da SAD sportinguista.
A confirmação surge depois de David Ornstein, jornalista do The Athletic, ter revelado na segunda-feira à noite que o Manchester United estava a negociar os termos pessoais com Rúben Amorim, poucas horas depois de o clube ter despedido Erik ten Hag após a derrota de domingo contra o West Ham.
A imprensa britânica avançou que Amorim já teria chegado a um acordo verbal com os red devils, onde vai agora treinar os portugueses Bruno Fernandes e Diogo Dalot, assim como reecontrar-se com Manuel Ugarte.
De acordo com a estação de rádio TalkSport, Amorim ter-se-á encontrado com Dave Brailsford, o diretor desportivo da INEOS — que possui 27,7% do Manchester United — na semana passada.
Questionado na segunda-feira sobre uma possível saída para Manchester na sequência do despedimento de Ten Hag, Amorim fugiu à pergunta. “Não vou falar do meu futuro. Se disser que sim ou não, vou ter sempre de comentar. Desde o primeiro dia que disse que não valia a pena perguntarem porque não ia comentar o meu futuro. Tenho muito orgulho em ser treinador do Sporting“, respondeu.
Esta não é a primeira vez que Rúben Amorim desperta o interesse de clubes da Premier League. O treinador português já esteve no radar do Aston Villa e do Liverpool e chegou a ser entrevistado pelo West Ham no último verão.
Recentemente, Amorim era apontado como o favorito para assumir o comando do Manchester City no final da época, mediante os fortes boatos que Pep Guardiola vai abandonar o clube no verão de 2025 e após os cityzens terem “roubado” o diretor desportivo Hugo Viana ao Sporting.
O JOGO avança que a ideia inicial de Amorim era mesmo seguir este plano e juntar-se a Hugo Viana no City, mas Guardiola terá mudado de ideias e decidido ficar mais um ano nos campeões ingleses.
Omar Berrada e Dan Ashworth, CEO e diretor-desportivo do Manchester United, respetivamente, também estiveram na terça-feira à tarde em Lisboa para fechar todos os detalhes da contratação.
“Não tenho nada a dizer”
Após a vitória contra o Nacional, Rúben Amorim foi questionado sobre as ligações ao Manchester United e respondeu que é um “assunto que não está decidido”, mas assumiu que a transferência para os ‘red devils’ está dependente apenas da sua decisão.
“É um assunto que não está decidido. Agora não tenho nada a dizer. Não quero criar ruído porque não há nada em concreto. Ainda não sabemos ao certo os pormenores. Vamos ver. Vai passar pela minha decisão. Quando tiver certezas de tudo, direi. Sempre assumi as minhas decisões e estarei cá para assumir”, afirmou Amorim, em declarações à SportTV.
Segundo A BOLA, os próprios jogadores confrontaram Amorim com a sua saída no treino na terça-feira de manhã e manifestaram a sua surpresa, especialmente depois de o técnico ter convencido alguns jogadores a ficar no Sporting por ter um projeto duradouro no clube.
Aos 39 anos, Rúben Amorim cumpre a sua sétima temporada como treinador principal, tendo começado a sua carreira no Casa Pia. O técnico passou depois pelo Sporting de Braga, onde conquistou uma Taça da Liga.
Na época de 2019/2020, mudou-se para o Sporting, onde acabou com uma seca de 19 anos e foi campeão nacional duas vezes. Amorim venceu ainda mais duas Taças da Liga e uma Supertaça no comando do clube de Alvalade.
Ironicamente, o Sporting pagou uma cláusula de 10 milhões de euros ao Braga para garantir Amorim — precisamente o mesmo valor que o United vai agora dar aos leões.
De acordo com A BOLA, o treinador da equipa B, João Pereira, deverá suceder a Amorim na equipa principal. Pereira soma três passagens pelo Sporting como jogador, de 2009/2010 a 2011/2012, de 2015/2016 a 2016/2017 e em 2020/2021. O ex-lateral direito foi inclusive campeão nacional sob o comando de Rúben Amorim.
O Amorim tem jeito para político. Sabe dourar a pílula. Mas um que vai viver de rescisões milionárias.