Mesmo com algumas incertezas, somos, nas mais variadas circunstâncias da vida, capazes de antecipar o futuro de forma eficaz e calculada. No centro de todas essas previsões, está o Teorema de Bayes.
O teorema de Bayes, desenvolvido no século XVIII por Thomas Bayes, um ministro presbiteriano e matemático amador, continua a desempenhar um papel fundamental no mundo moderno.
Esta regra matemática é uma ferramenta essencial para fazer previsões em áreas tão diversas como, por exemplo, os testes médicos, a bolsa de valores, a meteorologia, e até os resultados desportivos.
No livro “Everything is Predictable”, do qual foi recentemente publicado um excerto na Live Science, o premiado escritor de ciência Tom Chivers explora o impacto profundo e abrangente deste teorema no nosso dia-a-dia.
A obra, nomeada para o Royal Society Trivedi Science Book Prize 2024, questiona “até que ponto é possível prever o futuro?”
Tom Chivers teoriza que – seja de forma consciente ou inconsciente – somos mesmo capazes de prever o futuro.
O autor argumenta que a vida está repleta de previsões, desde as mais triviais, como a certeza de que o sol nascerá amanhã, até as mais complexas, como as projeções sobre o crescimento populacional ou as consequências do aquecimento global.
Embora algumas previsões sejam mais fiáveis que outras, o autor explica que o conhecimento 100% exato do universo nunca estará ao nosso alcance.
A incerteza é uma característica constante da vida, e por isso, as previsões que fazemos baseiam-se sempre em informações incompletas e imperfeitas.
Segundo Tom Chivers, a vida é mais semelhante ao poker do que ao xadrez, uma vez que tentamos tomar as melhores decisões com base em informação limitada que vamos reunindo.
“A vida não é xadrez, um jogo de informação perfeita, que pode, em teoria, ser ‘resolvido’. É poker, um jogo em que se tenta tomar as melhores decisões utilizando a informação limitada de que se dispõe”, teoriza, citado pela Live Science.
No centro de todas essas previsões está precisamente o teorema de Bayes, que permite ajustar e melhorar as estimativas à medida que (no caso do jogo e da vida) vamos obtendo mais dados.
Este conceito subjacente a tantos processos do mundo moderno demonstra como, mesmo com incertezas, é possível navegar e antecipar o futuro de forma eficaz e calculada.
Tretas…