A Suécia decidiu integrar a partir de abril nos dicionários oficiais de língua sueca um pronome de género neutro, anunciaram os editores da Academia Sueca.
O novo pronome, que vai ser acrescentado aos comuns “ele” ou “ela”, será uma das 13 mil novas palavras que vão constar na edição renovada do dicionário da Academia Sueca SAOL.
O pronome, designado em sueco como “hen“, é usado para referir uma pessoa sem revelar o seu género, seja porque ele é desconhecido ou porque a pessoa em questão é transgénero. Também pode ser usado quando um orador ou um escritor considerar que a identificação do género é uma informação supérflua.
“Para aqueles que usam o pronome, constar a partir de agora no dicionário é, obviamente, uma coisa importante”, afirmou um dos editores, Sture Berg, em declarações à agência francesa AFP.
A origem desta nova palavra remota à década de 1960, mas na altura não conseguiu ganhar relevância.
O pronome de género neutro ressurgiu por volta do ano 2000, quando uma pequena comunidade transgénera sueca começou a promover a sua utilização.
Atualmente, o pronome “hen” pode ser encontrado em textos oficiais, decisões judiciais, em livros ou na comunicação social sueca.
/Lusa