Um camião que transportava 14 toneladas de dinamite foi roubado em Guarulhos, cidade vizinha de São Paulo, anunciaram hoje fontes oficiais.
O camião desapareceu na sexta-feira à noite e foi encontrado na manhã deste sábado pela polícia, num estacionamento de São Paulo, sem o carregamento de dinamite.
O comando militar do sudeste, a secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a polícia civil e a polícia federal das estradas montaram um dispositivo especial para tentar encontrar os explosivos.
A dinamite estava a ser transportada de um depósito, no município de Cruzeiro, em São Paulo, para uma mina de carvão no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.
O motorista do camião foi detido e é suspeito de ter colaborado no assalto, disse a polícia civil de São Paulo.
O camião viajava sem escolta, apesar de ter entrado em vigor, no início do mês, em São Paulo, uma directiva do exército que obriga as empresas de transporte de cargas perigosas a contratar segurança privada.
Nos últimos anos tem aumentado o uso de explosivos em assaltos a caixas automáticas, especialmente em São Paulo, mas também em outras zonas do Brasil.
/Lusa