A (pouca) autonomia das baterias continua a ser o grande problema dos carros elétricos. Mas a Samsung diz ter encontrado uma solução para acabar com esta barreira, com uma bateria que carrega em nove minutos.
Um dos pontos fracos dos carros elétricos está prestes a ser revolvido.
A escassa autonomia/duração das baterias é um ponto que acaba mesmo por afastar muita gente no momento da compra de um veículo.
Mas, agora, isso pode deixar de ser um problema. A Samsung destacou-se na exposição SNE Battery Day 2024, em Seul, ao apresentar as suas inovações em matéria de tecnologias de baterias de estado sólido.
A principal novidade da conferência foi uma nova bateria de está sólido que carrega em 9 minutos e tem uma autonomia de até 999 km.
Além disso, como refere o Notebookcheck, as novas baterias da tecnológica sul-coreana têm durabilidade de 20 anos.
Os tempos de carga rápidos mencionados pela Samsung SDI (a área das baterias) referem-se ao carregamento de 10% ou 20% para 80% da capacidade.
A tendência para baterias com durabilidade de 20 anos e garantias prolongadas ganha cada vez mais força, com a CATL e outros fabricantes a anunciar baterias capazes de percorrer “milhões de quilómetros”.
Segundo a Notebookchek, a tecnologia de óxido de estado sólido usada pela Samsung oferece uma densidade energética de cerca de 500 Wh/kg – aproximadamente o dobro das baterias convencionais.
De acordo com Koh Joo-Young, vice-presidente da Samsung SDI, estas baterias são mais pequenas, mais leves e mais seguras.
No entanto, a sua produção prevê-se dispendiosa. Inicialmente, as baterias serão destinadas apenas ao segmento dos veículos elétricos de luxo.
A Samsung e a Toyota anunciaram planos para iniciar a produção em massa destas baterias em 2027, com a Toyota a prever a sua instalação inicial nos veículos de luxo da marca Lexus.
Além de focar na comercialização de baterias de estado sólido, a Samsung também procura ser competitiva nos segmentos de veículos elétricos mais acessíveis, desenvolvendo baterias LFP e sem cobalto (mais baratas); e ainda um método inovador de produção de eléctrodos secos.
Nunca percebi porque continuam a bater no mito da autonomia. Todos os EV no mercado hoje em dia já tem mais de 400km de autonomia e carregam mais rápido do que eu consigo almoçar
Para quem carrega à hora de almoço não faz sentido. Para quem tem urgência em chegar e é apanhado numa autoestrada com bateria baixa… Custa um bocado almoçar às 11:00 da manhã.
Para mim e para muitos outros “o grande problema dos carros elétricos” é mesmo o preço.
Mito da autonomia ? Não deve ter um carro electrico ou nunca se confrontou com a “pouca carga” no meio da autoestrada com apenas carregadores “rápidos” .