Foi criado um hidrogel que conserva as propriedades de certos medicamentos, mesmo quando são esquecidos fora do frigorífico. É uma técnica especialmente útil em ambientes onde o acesso ao frio é limitado ou dispendioso.
Há muitos medicamentos dependem do frio para manter a eficácia.
O problema é que, por vezes, esses medicamentos são esquecidos fora do frigorífico.
Agora, graças a um novo hidrogel, esse problema pode ser esquecido.
Um novo estudo, publicado esta quarta-feira na Nature, deu a conhecer uma nova técnica de embalagem em gel rígido, que permite armazenar os medicamentos à temperatura ambiente, por longos períodos.
Esta inovação surge como resposta ao problema da degradação das substâncias medicamentosas que, quando não são armazenadas corretamente, podem perder a eficácia e segurança.
Fatores como a exposição a temperaturas elevadas podem quebrar as ligações químicas essenciais nas moléculas dos medicamentos; enquanto a agitação pode causar aglomeração molecular.
Neste estudo, os cientistas conseguiram criar uma forma estável que se mantém funcional mesmo sob condições extremas. Tal cenário foi possível graças à combinação de proteínas com componentes de hidrogel.
Como explica a New Scientist, este gel pode ser armazenado em seringas e, ao ser pressionado, transforma-se em líquido, facilitando a administração.
O novo método mostrou-se eficaz em testes com várias substâncias.
Os testes demonstraram que as proteínas encapsuladas em hidrogel resistem a variações de temperatura e a manipulações físicas, como as ocorridas durante o transporte, sem perderem a sua funcionalidade.
Os cientistas preveem que esta inovação venha revolucionar a forma como certos medicamentos e vacinas são distribuídos e armazenados, nomeadamente, em regiões mais quentes ou menos desenvolvidas, onde o acesso ao frio é limitado.