/

Cuidado com o Amazon Prime Day

Um grande evento de descontos pode tornar-se num grande evento de pesadelos. E-mails falsos, tentativas de burla aumentam.

Começou hoje, terça-feira, o Amazon Prime Day, o grande evento anual de descontos exclusivos para membros do Amazon Prime.

A campanha dura apenas dois dias, termina nesta quarta-feira, e apresenta grandes promoções e descontos em centenas de milhares de produtos: electrónica, roupas, artigos para a casa…

Também há descontos especiais em produtos de algumas marcas – Ariel, CeraVe, Lenovo, Playstation, Puma, Samsung ou Xiaomi – ou ainda vantagens no acesso aos serviços Prime Video ou Prime Music.

É igualmente uma oportunidade para o cibercrime aumentar muito.

Como reforça a Associated Press, nesta fase surgem mais tentativas de burla, como e-mails falsos provenientes de alguém que se faz passar por vendedor da Amazon, ou a pedir para corrigir algo na assinatura, ou para confirmar uma encomenda que nunca foi feita. A ideia, já se sabe, é tirar dinheiro ou obter dados condifenciais. Ou ambos.

Além do que recebe na caixa de correio electrónico, também é preciso ter cuidado com sites que parecem ser da campanha mas não são, com anúncios enganadores nas redes sociais, ou links que não é suposto carregar.

Os dois campos onde aparecem mais tentativas de burla são na adesão à Amazon Prime e nas confirmações de encomendas.

Uma dica essencial: olhar bem para o preço. Há supostos saldos de mais de 75% – é de desconfiar.

E não são só criminosos “habituais” que se aproveitam do Amazon Prime Day: até há empresas que aproveitam a “onda” para tirar dinheiro a consumidores.

Só no mês passado, apareceram mais de 1.200 novos sites que diziam que estavam ligados à Amazon – a grande maioria eram sites maliciosos ou, no mínimo, suspeitos, de acordo com a Check Point.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.