O objecto foi encontrado pela polícia de Las Vegas e já está a alimentar muitas teorias e conspirações nas redes sociais.
Será uma partida? Será uma obra de arte? Será uma homenagem de um grande fã de 2001: Odisseia no Espaço? Ou será que é mesmo uma façanha com dedo de extraterrestres?
Depois de ter sido encontrado um estranho monólito de metal no deserto do estado norte-amereicano do Utah, em 2020, o feito está agora a repetir-se no estado vizinho do Nevada — mais precisamente, no deserto de Las Vegas.
A descoberta foi feita pela polícia de Las Vegas no último fim de semana. “Já vimos muitas coisas estranhas quando as pessoas vão caminhar, como não estarem preparadas para o tempo ou não trazerem água suficiente, mas vejam isto. Como é que isto foi parar ali?”, questionou o departameno no Facebook, numa publicação acompanhada com fotografias do misterioso objecto espelhado.
Nas respostas nas redes sociais, houve quem alegasse que o monólito, na verdade, não é novo. “Qualquer pessoa que viva no lado oeste vê isto todas as semanas”, comentou um utilizador no Facebook. “Sim, já o vejo há anos!“, respondeu outro.
Por enquanto, o mistério continua sem resposta, tal como o famoso caso no Utah. Em 2020, o galerista David Zwirner argumentou que o monólito no Utah era obra do falecido escultor minimalista John McCracken e que poderia ter sido instalado secretamente após a sua morte, em 2011. Mas Zwierner voltou atrás quando observou as fotos com mais detalhe e viu “rebites e parafusos que não são consistentes com a forma como John queria que o seu trabalho fosse construído”.
Para além destes casos, já foram avistados nos últimos anos monólitos semelhantes no topo de uma montanha na Califórnia ou numa floresta na Roménia. Em Março, também foi avistado um objecto parecido no País de Gales.
A ilha britânica de Wight, no Canal da Mancha, também já foi palco de uma destas aparições bizarras. Mas o enigma, neste caso, foi desvendado, com o designer Tom Dunford a confessar em 2020 que era o autor da façanha.
“Quando vi o primeiro a aparecer (no Utah) achei-o brilhante, o segundo apareceu e recebi uma mensagem de um amigo que dizia ‘és o homem que pode fazer isto na ilha’ Sou absolutamente fascinado pelo design futurista, pela ciência e pelo Espaço. A ideia surgiu quando estava a voltar para o escritório e tínhamos uma folha velha de perspex espelhado”, explicou à BBC.
Será que Dunford levou agora uma das suas folhas para Las Vegas?