Se há problemas na glândula que fica na zona do pescoço, os distúrbios podem atingir diversas parte do corpo, audição incluída.
Estima-se que 1 milhão de portugueses tenha disfunções da tiroide; e 300 milhões de europeus terão algum problema na tiroide.
A tiroide é uma glândula endócrina que fica na zona do pescoço. Desempenha um papel essencial na regulação de vários mecanismos fisiológicos: frequência cardíaca, metabolismo celular, sistema digestivo, regulação térmica, entre outros.
Quando há problemas na tiroide – hipotiroidismo, hipertiroidismo, nódulos na tiroide, bócio ou cancro – pode haver problemas no resto do corpo. Na audição, por exemplo.
Diversos estudos relacionam disfunções na tiroide com problemas auditivos, incluindo zumbido nos ouvidos e perda de equilíbrio.
No âmbito do Dia Mundial da Tiroide (25 de Maio), a Widex salienta, em nota enviada ao ZAP, que é essencial estarmos mais atentos aos sinais do nosso corpo e tomarmos medidas para proteger a nossa saúde auditiva, especialmente se tivermos problemas de tiroide.
Realizar exames de audição regularmente e manter um estilo de vida saudável são dois dos conselhos dados.
É melhor não estarmos expostos a ruídos altos; a exposição prolongada a ruídos com volume muito alto pode ser prejudicial para a sua audição e causar danos permanentes. Ouvir música com auscultadores sim, mas com um volume controlado. Em ambientes com volumes muito altos: protectores sonoros.
Estar atento aos sintomas é saber reconhecer sinais como o zumbido nos ouvidos ou a dificuldade em ouvir sons suaves.
Se houver problemas na tiroide, deve consultar um médico especialista e seguir o tratamento recomendado.