Algumas crenças são meros mitos, mas há alguma verdade por trás dos conselhos para que não vá dormir com o cabelo molhado.
Se prefere tomar um duche à noite, pode ter-se sentido tentado a ir para a cama com o cabelo molhado.
Embora isto possa poupar tempo, várias alegações sugerem que dormir com o cabelo molhado pode ser prejudicial para a sua saúde.
Mas até que ponto estas afirmações são verdadeiras?
“O cabelo molhado pode fazer com que apanhe uma constipação”
Este mito é fácil de desmentir. As constipações são causadas por vírus, não pelo cabelo molhado. Dormir com o cabelo molhado pode fazer com que sinta frio, causando desconforto e, potencialmente, uma noite agitada, mas não provoca uma constipação. Da mesma forma, sair à rua com o cabelo molhado no inverno também não provocará doenças.
“O cabelo molhado pode causar dor no pescoço ou dores de cabeça”
Esta afirmação carece de apoio científico. Algumas teorias sugerem que os músculos podem ficar tensos devido ao frio ou que uma diferença de temperatura entre a cabeça e o corpo pode causar desconforto. No entanto, não existem provas substanciais que sustentem esta afirmação. Se achar que é desconfortável, é melhor evitá-lo, mas não é um problema universal.
“Dormir com o cabelo molhado causa pontas espigadas”
Esta afirmação tem alguma verdade. O cabelo molhado é mais frágil e propenso a quebrar-se. A água enfraquece a estrutura proteica do cabelo, tornando-o mais elástico e mais fácil de partir. Um estudo de 2015 descobriu que esticar as fibras capilares em 30% a 70% do seu comprimento original pode causar danos, o que pode facilmente ocorrer durante o sono. Para minimizar os danos, deixe o seu cabelo secar naturalmente ou com um secador suave e utilize uma fronha de seda ou cetim para reduzir a fricção, recomenda o IFLScience.
“Deixar o cabelo molhado pode causar caspa”
Isto é parcialmente verdade. Um ambiente húmido é ideal para os fungos, que podem levar a condições como a caspa, a micose do couro cabeludo e a dermatite seborreica. O cabelo molhado, combinado com uma almofada húmida e o calor da sua cabeça, cria o ambiente perfeito para infeções fúngicas.