Os pontinhos, conhecidos como frits, ajudam a garantir a segurança e integridade estrutural dos pára-brisas dos carros.
Alguma vez se perguntou para que servem os pontinhos pretos ao redor do pára-brisas dos carros? Estes pontinhos, conhecidos frits, são mais do que características estéticas e desempenham um papel crucial na engenharia automotiva.
Os frits, feitos de tinta cerâmica cozida durável e não removível, desempenham três funções principais: integridade estrutural, segurança e estética. A banda preta formada por estes pontos, conhecida como ‘banda de frit’, é essencial para fixar com segurança o pára-brisas do carro.
A textura áspera da banda de frit proporciona uma superfície robusta para o selante de uretano, garantindo uma ligação forte entre o vidro e o chassi do veículo. Além disso, esta banda protege o selante da radiação UV, que de outra forma poderia degradá-lo ao longo do tempo.
Além do seu papel estrutural, os frits também aumentam a segurança ao reduzir a distorção óptica. Durante o processo de fabrico do pára-brisa, a exposição a altas temperaturas pode causar índices de refração desiguais, levando a distorção visual. O padrão de matriz de pontos dos frits mitiga este efeito de ‘lente’ ao permitir uma transição gradual da banda opaca para o vidro transparente, permitindo uma distribuição uniforme do calor, explica o IFLScience.
O papel estético dos frits também não deve ser subestimado. Estes pontinhos escondem graciosamente o adesivo que fixa o pára-brisas, criam uma transição subtil da banda opaca para o vidro, e, em alguns veículos modernos, incluem um “frit de terceiro pára-sol” para prevenir o encandeamento solar entre os pára-sois.
Muito interessante.
De acrescentar que é recomendável colocar o identificador Via Verde nessa zona.