Há mais marcas a permitirem este método de pagamento, há mais consumidores a optar por esta via. Mas há perigos.
A tradução é fácil: o Buy Now, Pay Later (BNPL) significa “Compre Agora, Pague Depois”.
Este método de pagamento, desenvolvido por fintechs, está a ganhar adeptos, incluindo em Portugal. Adeptos dos dois lados: marcas e consumidores.
O jornal O Novo reforça que este método é um crédito focado no e-commerce, nas compras online; prevê a aprovação de crédito rápido, não precisa da aprovação do banco – aparece integrado nas lojas na internet.
O consumidor pode comprar um produto pagando apenas parte do valor total. O resto é pago nos meses seguintes – de uma só vez ou em prestações.
E não tem juros, na maioria das vezes.
Mas há riscos
O primeiro é o endividamento excessivo: como não se paga logo, há consumidores que seguem a ilusão de que têm dinheiro para tudo e vão acumulando dívidas desnecessárias. Gastam mais do que podem pagar.
O segundo são os juros. É um método anunciado sem juros mas algumas empresas podem cobrar juros ou taxas ocultas se o pagamento não for feito dentro do prazo estipulado.
Terceiro perigo: compras impulsivas: Está relacionado com o primeiro ponto – compras desnecessárias, dívidas desnecessárias.
Por fim, e seguindo o mesmo contexto, surge a dificuldade em controlar os gastos. Fica mais difícil acompanhar as finanças pessoais porque a despesa não é imediata, não fica logo registada.