O produto já está a ser vendido na Áustria. É feito com algas marinhas e outras substâncias à base de plantas que imitam a textura e sabor do salmão.
Num movimento pioneiro, a Revo Foods, uma startup de tecnologia alimentar levou o “THE FILET – Inspirado pelo Salmão“, o primeiro marisco vegan impresso em 3D do mundo, para os supermercados austríacos. O produto chegou às prateleiras esta quinta-feira, dia 14 de setembro, e assinala a estreia de um produto alimentar impresso em 3D nos espaços de retalho.
A pesca convencional e a aquacultura têm sido alvo de escrutínio pelo seu impacto ambiental. A pesca excessiva ameaça levar à extinção de muitas espécies de peixes. Os relatórios atuais indicam que quase 60% dos stocks de peixes globais estão a ser pescados de forma insustentável, explica o Interesting Engineering.
A Revo Foods visa oferecer uma alternativa ecológica, criando produtos de peixe que não prejudicam as populações de peixes selvagens. Os seus substitutos vegan para o peixe utilizam ingredientes como algas marinhas e outras substâncias à base de plantas para imitar a textura e sabor do peixe real.
O produto usa ainda uma micoproteína derivada de fungos filamentosos. Este ingrediente inovador não só garante um alto teor de proteína e Ómega-3, conferindo ao peixe vegan uma classificação Nutriscore de “A”, mas também oferece flexibilidade na cópia do sabor, textura e valor nutricional do peixe genuíno. Estes peixes impressos em 3D podem ser adaptados para serem baixos em colesterol, ricos em gorduras saudáveis e isentos de contaminantes típicos dos peixes.
No entanto, replicar a textura e sabor genuínos do peixe continua a ser um desafio no domínio da impressão 3D. A Revo Foods fez avanços com o seu processo de extrusão inovador, que emula a autêntica “escamosidade” e suculência dos filetes de peixe. A empresa também apresentou a primeira técnica de produção contínua do mundo para alimentos impressos em 3D através da sua tecnologia 3D-MassFormer.
Robin Simsa, CEO da Revo Foods, enfatizou o caráter revolucionário da sua conquista, afirmando: “Estamos a entrar numa revolução alimentar criativa… moldando o futuro da própria alimentação.”
À medida que a Revo Foods dá este passo audaz no mercado, o fator determinante para o seu sucesso será a aceitação do consumidor. Dada a novidade do produto, os consumidores poderão precisar de tempo para se adaptarem a esta tecnologia de fabrico única.
Qual o preço por quilo?