A Warner Music ofereceu, numa jogada inédita, um contrato discográfico à ativista e influencer artificial. Noonoouri não existe, mas fatura mais por publicação do que muitos cidadãos de países subdesenvolvidos.
“Ativista, vegan, personagem digital”. São estas as palavras que descrevem, na sua página no X (antigo Twitter), a cantora Noonoouri, que acaba de assinar um contrato inédito com a Warner Music.
A nova milionária da pop — que conta com mais de 400 mil seguidores no Instagram — abraça todos os padrões sociais e convencionais: caucasiana de olhos grandes e nariz pequeno, não usa pêlo, não come carne e apoia o movimento Black Lives Matter.
E é mesmo só nas redes sociais que a influencer pode ser vista. Sem comer, dormir, andar ou respirar, a cantora não é humana — foi criada e é gerida por Inteligência Artificial (IA).
Após assinar um contrato com a gigante da indústria Warner Music, já lançou o seu primeiro single ‘Dominoes‘, tornando-se a primeira influencer digital IA do mundo a garantir um acordo discográfico, cujos detalhes ainda não foram tornados públicos.
“Pedindo emprestada” a voz a uma cantora verdadeira e alterando-a para a tornar única e exclusiva a Noonoouri, os criadores da personagem garantem que os escritores, músicos, cantores e todos os que trabalharam na canção vão receber parte dos direitos de autor, segundo o Interesting Engineering.
A cantora ganhou fama em 2018, com 18 anos (idade que se mantém congelada até hoje) como modelo no New York Fashion Week. Desde então, já colaborou com marcas como Dior e Valentino e conta com participações em vídeos com celebridades como Kim Kardashian. É através desta personagem ilusória que o desejo de longa data do seu criador — o artista alemão Joerg Zuber — de entrar no mundo da moda se concretiza.
O investimento em personagens artificiais parece encher os bolsos dos seus criadores. Segundo o Fillipino Times, Noonoouri lucra 1800 dólares (cerca de 1680 euros) por publicação patrocinada — fazendo as contas, serão cerca de 2,5 milhões de euros por ano.
Mas a indústria de influencers robô está em grande ascenção e Noonoouri não é caso único: a líder atual das personagens artificiais é Lil Miquela, que lucrará mais de 11 milhões por ano em publicidade que chega aos seus 2,6 milhões de seguidores no Instagram.