De florestas a mega-lagos pré-históricos, as possibilidades são mais vastas que o areal.
Provavelmente já passeou pela praia e questionou-se: “O que é que acontece se continuar a escavar?”
Felizmente, já respondemos a essa pergunta mas, surpreendentemente, o que encontramos sob a superfície das areias da praia contrasta (e muito) com o que está debaixo da areia do deserto.
A areia, seja em dunas ou junto ao mar, tem origem em rochas. Ao longo de milhares ou até milhões de anos, os processos de erosão desgastam as rochas até se transformarem nos grãos que comummente chamamos de areia.
Na praia, o movimento constante do mar contribui para este ciclo de desgaste das rochas. Se cavar o suficiente, poderá encontrar arenito, uma rocha sedimentar formada quando a areia é submetida a uma pressão imensa. E se for ainda mais fundo? Chegará ao leito rochoso, a camada base da crosta terrestre.
Mas os desertos são um caso à parte, como denota o IFL Science. Ao contrário do que se pensa, maioria dos desertos não é uma vasta extensão de areia, mas sim de leito rochoso exposto. Qualquer areia presente é resultado da erosão deste leito rochoso, sujeito a flutuações extremas de temperatura que o fazem expandir e rachar. Estas rochas são então desgastadas até se transformarem em areia ao longo de um demorado período, normalmente pela ação de ventos fortes.
Na verdade, as dunas de areia, especialmente as móveis, podem cobrir florestas inteiras e atuar como conservantes para o que enterram, como as árvores espinho-de-camelo encontradas na Namíbia.
Uma das descobertas mais fascinantes neste contexto ocorreu em 2010: um mega-lago pré-histórico sob as areias do Deserto do Sara foi desvendado pelos cientistas. Acredita-se que se tenha formado há cerca de 250 mil anos devido ao transbordo do rio Nilo para a região, desafiando a hipótese de que os desertos são paisagens monolíticas e desérticas.
Agora, lembre-se: caso se perca no deserto, cavar por uma saída não é a solução, a não ser que queira apreciar as suas últimas camadas de história geológica.