Por causa da crise, a França investiu 200 milhões de euros para transformar vinho em perfume. Portugal também está a precisar de um milagre desses.
Transformar água em vinho é uma das metáforas mais famosas da Bíblia – significa transformar a “vida velha” em “vida nova”.
Mas não é apenas uma metáfora: sendo crente ou não crente, qualquer produtor precisa, efetivamente, de água para fazer o vinho.
França inverte, agora, os papéis e vai transformar vinho em água… de colónia.
Também os produtores de vinho merecem uma “vida nova”, quando o pecado da inflação lhes estraga o negócio.
Esta sexta-feira, o governo francês anunciou que vai investir 200 milhões de euros de fundos do país e da União Europeia para destruir o excedentes da produção de vinho.
O setor vinícola está em crise. Em França, tal como em Portugal, tem havido uma queda na procura do vinho.
Além do problema da subida de preços que provoca esse fenómeno, as pessoas estão a inclinar-se cada vez mais (com e) para a cerveja.
Os 200 milhões de euros serão, então, gastos para comprar stock excedente, com o intuito de transformá-lo, não só em perfumes, mas também em produtos de limpeza, desinfetante para as mãos e outras soluções hidroalcoólicas.
“Temos de conseguir que os preços parem de baixar e que os produtores de vinho consigam encontrar novamente fontes de receitas”, disse o ministro da Agricultura francês, Marc Fesneau.
“O setor vinícola precisa de olhar para o futuro, pensar nas mudanças do consumidor e adaptar-se“, acrescentou o governante.
Dados da Comissão Europeia, detalhados pela BBC, mostram que, até junho, o consumo de vinho caiu 7% em Itália, 10% em Espanha, 15% em França, 22% na Alemanha e 34% em Portugal.