A bandeira portuguesa que estava hasteada numa das principais entradas da cidade de Elvas, em Portalegre, na rotunda do Aqueduto da Amoreira, foi retirada e substituída por uma da Rússia.
“Houve alguém que decidiu retirar a bandeira portuguesa e colocar lá a bandeira da federação russa”, confirma à agência Lusa o presidente da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida.
“Lamentamos e vamos tentar que as autoridades abram um inquérito para vermos se somos capazes de identificar a pessoa” que tomou esta atitude, adianta ainda o autarca.
José Rondão Almeida lembra que o desrespeito pela bandeira nacional é um crime público.
O presidente da Câmara vem também “publicamente repudiar não apenas este como todos os actos de vandalismo de que seja alvo o nosso património, ainda para mais quando está em causa um dos principais signos de identidade da nossa nação”, conforme se nota numa publicação partilhada na página do Facebook da Câmara de Elvas.
“Pelo facto de a situação configurar um crime público, o município irá fazer uma participação às autoridades competentes“, aponta ainda o autarca.
O presidente do município refere ainda à Lusa que o acto “não faz sentido nenhum” e que só pode ter sido “uma brincadeira de mau gosto”.
A bandeira russa já foi retirada por funcionários da autarquia como mostram imagens captadas pelo jornal Linhas de Elvas e divulgadas no Facebook.
A bandeira portuguesa está hasteada em permanência junto ao Aqueduto da Amoreira, em Elvas, desde 2013, ano em que a cidade acolheu as comemorações oficiais do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, como aponta o jornal Linhas de Elvas.
ZAP // Lusa
Isso não é uma brincadeira de mau gosto, é de um bandido, deverá ser descoberto e julgado, como exemplo, se acha que está mal cá que vá para a Russia.
Noticia confusa, ” a bandeira portuguesa que estava hasteada numa das principais entradas da cidade de Elvas em Portalegre” afinal o que é que Portalegre tem a ver com isto?
Caro leitor,
Elvas é uma cidade do distrito de Portalegre.
Ainda há gente que pensa em comunismo ao estilo sovietico. Não veem que os russos nunca são amigos de ninguém
Bom dia, então deviam adicionar: ” … do distrito de Portalegre”. Como está escrito dá a entender que Elvas é um bairro de Portalegre. Elvas fica a cerca de 67 km de Portalegre.
Boa tarde Sr. Elídio Dias.
Fui reler a notícia e estou inteiramente de acordo consigo; aliás, o entendimento ainda é pior, pois refere “cidade de Elvas” e não existe nenhuma cidade em Portugal, q/se localize dentro de outra cidade… 🙂