Vídeo incrível mostra tornado no Sol 14 vezes maior do que a Terra. Foi captado em Portugal

1

O astrofotógrafo Miguel Claro partilhou um vídeo de um tornado de plasma no Sol, produzido por ele após quase hora e meia de captura de imagens.

O evento ocorreu ao longo de vários dias em abril e foi registado por ele de Portugal, com um telescópio num terraço.

A estrutura gigante desenvolveu-se principalmente entre os dias 16 e 20 de abril e chegou à altura de 120 mil quilómetros, o equivalente a 14 vezes o diâmetro da Terra.

Vários astrónomos amadores e astrofotógrafos acompanharam o fenómeno e fizeram as suas imagens.

Entre eles estava Miguel, embaixador fotográfico do Observatório Europeu do Sul e membro do The World At Night.

Ele notou algo gigantesco na borda do disco solar no dia 20 de abril e aproveitou o tempo que lhe restava antes de o Sol desaparecer do alcance do seu telescópio.

Após cerca de 290 imagens tiradas pelo equipamento ao longo de uma hora e 20 minutos, ele trabalhou para processar os dados num vídeo de resolução 4K em timelapse.

No fim da sua evolução, o tornado colapsou sobre si mesmo e desfez-se numa nuvem de gás magnetizado.

Esse tipo de evento é causado pela interação entre as partículas carregadas do plasma e os campos magnéticos do Sol, que se torceram em grandes espirais.

As partículas com carga elétrica (recorde-se que o plasma é formado por átomos ionizados) são arrastados pelos filamentos magnéticos, e formam tornados como este.

Outras imagens foram capturadas na mesma ocasião.

Pode acontecer uma tempestade geomagnética

Especialistas do clima espacial preveem possíveis tempestades geomagnéticas menores para hoje (dia 13), causadas por uma ejeção de massa coronal emitida na segunda (10).

Ainda não se sabe ao certo o que vai acontecer: a NASA prevê uma passagem de raspão no nosso planeta, enquanto o NOAA acredita que as partículas não vão atingir a Terra.

Caso a tempestade ocorra, não vai haver nenhum risco para o nosso planeta, mas existe a possibilidade de aparecerem auroras no hemisfério norte.

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.