A iniciativa na Irlanda arranca daqui a duas semanas. Mas é preciso comprar uma propriedade e o dinheiro só tem três objectivos.
Chama-se Our Living Islands, ou “as nossas ilhas vivas”, é uma iniciativa do Governo da República da Irlanda.
A ideia, como se lê no comunicado oficial, é levar pessoas para as ilhas costeiras. Da costa Oeste, mais precisamente.
Essas ilhas, e as suas comunidades, fazem parte do tecido rural da Irlanda, do património do Estado e têm um “significado especial” na cultura irlandesa.
São cerca de 30 ilhas. Sem ligação com o continente (não há pontes) mas com populações permanentes durante todo o ano. E não são propriedade privada.
Entre essas ilhas está Inis Mór, o palco de cenas do filme ‘Os espíritos de Inisherin’.
O Governo quer investir em bons serviços de transporte e numa infraestrutura desenvolvida. São pré-requisitos importantes para manter as populações insulares.
Quer mais pessoas nesses locais, quer desenvolver as ilhas – ou não quer deixar “morrer” aquelas zonas – e anunciou um incentivo de pagamento até 84 mil euros para quem quiser morar lá.
A iniciativa já foi aprovada e entra em vigor daqui a menos de duas semanas, no dia 1 de Julho.
Mas há algumas questões que não são pormenores, avisa a CNN.
Desde logo, para que serve o dinheiro? Os 84 mil euros serão entregues a algumas pessoas – mas só podem ser utilizados para decoração, instalação de isolamento e melhorias na estrutura.
Vão ser identificadas propriedades vazias e abandonadas nas ilhas – e quem estiver interessado tem de comprar uma propriedade.
Uma das alíneas do incentivo obriga a pessoa a comprar uma propriedade numa das ilhas construídas antes de 1993; e que esteja desocupada há pelo menos dois anos.
Além disso, embora qualquer pessoa possa possuir uma propriedade na Irlanda, isso não garante necessariamente o direito de viver no país europeu.