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A felicidade abafa o ódio. A história de Zoe e da sua mala “luxuosa”

Charles & Keith

Zoe Gabriel

Singapurense de 17 anos foi criticada por referir-se a mala de 80 dólares como um bem “luxuoso”. Adolescente respondeu e saiu por cima.

Na rede social TikTok, Zoe Gabriel publicou um vídeo em que exibe uma carteira de uma loja de comércio local, Charles & Keith, oferecida pelo seu querido pai.

Ao desembrulhar o presente, Zoe refere-se à mala, que tem um custo aproximado de 80 dólares (74 euros), como um item de “luxo” — algo que resultou numa série de comentários jocosos na publicação.

@zohtacothank you dad ♬ Glitch – Just audios

Entre os comentários de ódio, houve um que chamou especialmente à atenção da singapurense: “Quem lhe vai dizer?”, seguido de um emoji a chorar de rir.

Seria esse comentário específico a motivação de Zoe para partilhar, mais tarde, uma resposta emocional a todos os críticos.

“Enquanto crescia, eu não tinha muita coisa. A minha família não tinha muita coisa. Não podíamos comprar coisas tão simples como pão. Esse tipo de coisa era um luxo para nós quando nos mudámos para Singapura.”

Incrédula com a reação negativa deste utilizador, Zoe dirigiu-se depois especificamente ao autor do comentário.

“Para ti, uma mala de 80 dólares pode não ser um luxo, mas para mim e para a minha família é muito, e eu estou muito grata pelo facto de o meu pai ter conseguido comprar-me uma. Ele trabalhou tanto por esse dinheiro”, disse, em lágrimas, a jovem de 17 anos.

@zohtaco Replying to @cressy ♬ original sound – zoe

 

A resposta de Zoe tornou-se viral e os críticos rapidamente engoliriam as suas palavras.

A situação acabaria por chegar ao conhecimento dos irmãos fundadores da marca da mala, Charles e Keith Wong, que ficaram “impressionados” com a atitude de Zoe — tão impressionados que a convidaram a almoçar e visitar as instalações da empresa, acompanhada do seu pai.

 

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“Os nossos fundadores acreditam que os nossos produtos devem irradiar alegria, empoderar os amantes da moda e dar-lhes confiança, algo que ela apresentou muito eloquentemente no seu vídeo, pelo qual estamos muito gratos”, disse um porta-voz da empresa, ao The Straits Times.

Mais tarde, a marca surpreendeu ainda mais o público ao partilhar, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, uma foto de Zoe como modelo da empresa de moda — e nova embaixadora da marca.

Também os fundadores da marca baseada em Singapura vieram de um passado financeiramente difícil, sendo introduzidos ao ramo na loja de sapatos da mãe.

Depois de o caso se tornar viral, muitos cibernautas realçaram o facto de o episódio realçar a ignorância e insensibilidade da comunidade mais abastada de Singapura.

E a história de Zoe recorda-nos que, para muitos milhões de pessoas no nosso planeta, um simples pão é um objeto de luxo.

Tomás Guimarães, ZAP //

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