Se tem dificuldades em adormecer, este artigo é para si. Há um método que permite “desligar” em tempos recordes — entre dez segundos e dois minutos após o fechar de olhos.
O truque, adotado pelo exército norte-americano, surgiu pela primeira primeira vez no livro Relax and Win: Championship Performance de Lloyd Bud Winter, em 1981, e permite aos soldados um bom descanso em qualquer ambiente que se encontrem.
Mas como (provavelmente) não está no exército, pode potenciar ainda mais as chances de eficácia do método, preparando o seu ambiente antes de o pôr em prática.
Inicialmente deve certificar-se de que o seu quarto não tem luz ou barulho que possa perturbar o seu sono.
Tenha também em atenção a temperatura da divisão em que vai dormir. Esta deve ser amena. A temperatura do seu corpo baixa aproximadamente 2ºC quando está a dormir, por isso manter uma temperatura ligeiramente mais arrefecida pode ajudar a acelerar o arrefecimento do cérebro.
Agora, vamos adormecer.
- Relaxe a sua cara toda. Feche os olhos e respire devagar e profundamente. Depois, lentamente, relaxe os seus músculos faciais (se ajudar, comece com os músculos da testa e vá lentamente descendo). Relaxe o maxilar, as bochechas, a boca, a língua e os olhos. Deixe-os ir.
- Deixe cair os ombros e mãos. Liberte-se da tensão. Relaxe o pescoço; sinta-se a afundar na cama. Depois, concentre-se em relaxar o braço direito, começando pelo bícep, passando para o antebraço e depois para a mão. Repita depois no lado esquerdo (e não se esqueça de respirar devagar e profundamente, sempre)
- Exale e relaxe o peito. Mantenha os ombros e braços totalmente relaxados e progressivamente vai quase deixar de os sentir.
- Relaxe as pernas. Comece, mais uma vez, pela direita, deixando-a afundar na cama. Passe depois para o gémeo, tornozelo e pé. Repita do lado esquerdo.
- Agora, limpe a mente. Esta é a parte em que surgem várias abordagens. A mais comum é imaginar uma imagem relaxante e mantê-la na memória. E caso isto não resulte…
- Repita as palavras “Não penses” por 10 segundos.
Recorde-se que nenhum estudo comprova a eficácia deste método e que, segundo os seus entusiastas, são necessárias cerca de seis semanas de treino e prática para atingir os resultados desejados.