Vá até ao zoo, os elefantes gostam de visitas

Estudo analisou a reacção de diversos animais quando recebem visitas de humanos: uns ficam mais entusiasmados do que outros.

Quando vamos ao jardim zoológico, seja ou não com crianças, quase todos pensamos na alegria, no entusiasmo que vamos sentir. Até porque nos faz bem estar junto a animais.

Mas alguma vez pensamos no outro lado? Pensamos em como irá reagir o animal?

Um estudo publicado na revista Animals, de duas universidades inglesas – Nottingham Trent e Harper Adams – procurou a resposta a esta segunda pergunta.

Foram aprofundadas mais de 100 análises ao comportamento dos animais quando recebem a visita de humanos em jardins zoológicos. Mais de 250 espécies de animais foram analisados.

Uma espécie destaca-se: os elefantes. Passam a socializar mais uns com os outros quando têm companhia humana. Quando as pessoas vão embora, ficam mais parados, distanciam-se mais uns dos outros.

Além disso, enquanto há pessoas por perto, os elefantes apresentam menos comportamentos repetitivos – que costumam ser indicadores de aborrecimento. Ou seja, ficam mais animados, gostam de ter pessoas por perto.

Aves no geral, pinguins, onças, ursos pardos, ursos polares e cacatuas foram outras das espécies que demonstraram reacções semelhantes, cita a Sky News.

“Algumas espécies nasceram e cresceram num zoo, estão habituados a humanos. Mas a presença de visitantes é um aspecto que não conseguem controlar e isso pode criar stress; mas algumas espécies adaptam-se bem”, descreveu Samantha Ward, cientista da Universidade Nottingham Trent.

Do outro lado estão alguns animais que não gostam de visitantes humanos: aves que não voam, avestruzes e ouriços-cacheiros, entre outros.

E outra reacção foi sublinhada: a maioria das espécies não alterou o seu comportamento.

“Isso é muito bom porque é sinal de que o design do recinto está a mudar para melhor e apoia os animais no momento de reagir aos visitantes”, Ellen Williams, da Universidade Harper Adams.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.