Um homem entregou uma mala com 60 mil euros com um papel a dizer “doação”. A polícia está a investigar a origem do dinheiro e o seu destino será decidido por um tribunal.
Na noite de dia 20 de abril, o hospital Sant Antoni Abat, em Barcelona, recebeu uma mala com 60 mil euros em dinheiro vivo com um bilhete que dizia simplesmente “doação”. A mala foi entregue por um homem desconhecido.
Perante a doação avultada, o hospital informou a polícia do sucedido, que ainda está a investigar a origem do donativo anónimo. Por enquanto, tudo indica que o dinheiro terá uma origem limpa, mas a mala está sob a alçaca de um tribunal que irá decidir o destino da doação após a investigação ser encerrada, relata o El País.
O hospital Sant Antoni Abat integra o Consorci Sanitari de l’Alt Penedès-Garraf, uma entidade pública criada há três anos que também é responsável pela administração do Hospital Regional Alt Penedès e do hospital Residencia Sant Camil.
Esta não é a primeira doação avultada a um hospital em Espanha. No ano passado, o hospital de Puigcerdà, em Girona, e uma casa de repouso, receberam uma doação conjunta de sete milhões de euros feita por um casal local, que decidiu usar a sua herança para investir na comunidade.
O hospital recebeu quatro milhões e a casa de repouso recebeu três para a casa de repouso. A doação foi formalizada com uma cerimónia onde esteve presente o Ministro da Saúde, Manel Balcells, o autarca e a família, no iníco do ano.