O líder de um dos mais proeminentes partidos da oposição da África do Sul disse que garantirá a segurança de Vladimir Putin se o líder russo visitar o país no final do ano, evitando que este seja detido.
Numa conferência de imprensa na quinta-feira, Julius Malema, do Economic Freedom Fighters (EFF), disse que o seu partido protegeria pessoalmente Putin, relatou a Vice.
“Se necessário, iremos buscar Putin ao aeroporto para as suas reuniões”, disse Malema, um antigo membro do partido ANC, expulso por alegadamente promover o discurso do ódio e a queda do governo do Botswana. “Ele vai locomover-se, terminar todas as suas reuniões, e vamos levá-lo de volta ao aeroporto”, continuou.
Esta garantia, que não é apoiada pelo governo sul-africano, surge após o Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia ter emitido um mandado de captura para Putin, na semana passada, por alegações de que conduziu a deportação ilegal de crianças da Ucrânia para a Rússia.
Como a África do Sul é signatária do Estatuto de Roma de 1998, que criou o TPI, as autoridades são obrigadas a deter Putin caso o líder russo avance com a sua visita ao país, cenário que está previsto acontecer em agosto, para participar numa cimeira.
Um porta-voz do Presidente Cyril Ramaphosa recusou-se a confirmar se a África do Sul prenderia Putin. “Estamos, como o governo, cientes da nossa obrigação legal”, disse Vincent Magwenya. “Contudo, entre agora e a cimeira, continuaremos envolvidos com várias partes interessadas relevantes”, sublinhou.
Malema afirmou que não há qualquer hipótese de Putin ser preso. “O Presidente Putin é bem-vindo. Conhecemos os nossos amigos. Conhecemos as pessoas que nos libertaram. Conhecemos as pessoas que nos apoiaram”, frisou.
O partido EFF – o terceiro maior no parlamento da África do Sul, atrás do ANC no poder e a oposição oficial da Aliança Democrática – está atualmente a liderar protestos a nível nacional apelando à demissão do Presidente por causa da crescente crise energética da África do Sul, que tem levado a constantes apagões.
O Povo Russo é vitima do despotismo de quem o governa.
Os oligarcas , donos do poder económico e politico, não satisfeitos com o que têm trituram carne humana, sem olhar à nacionalidade , desde que não sejam eles próprios, na defesa dos seus interesses.
Estes que dão o rosto são os visíveis , imperadores l que a História contará do mal que causaram à Humanidade , seres abjectos que a Natureza nos traz, de tempos a tempos, para lembrar aos Homens que o Mal e a Dor existe nos monstros mascarados de homens .
Mas ainda há outros invisíveis capaz de no silêncio os aplaudir.
Morrer ou matar em defesa, ganha-se a razão, em atacar perde-se toda a razão.
Então por que não muda todo o partido para a Rússia e assim todos os dias poderiam reunir com o jefe se quisessem. 🙂