A rapidez com que a tripulação se adapta às variações de luz é o fator que determina que as cortinas das janelas dos aviões devem estar abertas.
Os momentos da descolagem e da aterragem são tidos pelos profissionais do setor da aviação como os mais delicados dos voos, pelo que envolvem numerosos procedimentos que devem ser respeitados, como é o caso dos cintos de segurança bem colocados e apertados, o fecho dos compartimentos por cima dos assentos, mas também as cortinas das janelas abertas.
Ao passo que os dois primeiros são facilmente compreendidos, o mesmo não se pode dizer em relação às janelas.
Na realidade, está tudo relacionado com a nossa visão. Na eventualidade de algum percalço acontecer, os olhos dos passageiros já estão habituados à claridade ou à escuridão, pelo que terão facilidade em reagir mais rapidamente.
Este é também o motivo pelo qual a intensidade da luz é ligeiramente diminuída durante estas fases dos voos.
Apesar de muitas autoridades de segurança de aviação não estabelecerem este passo como obrigatório, muitos consideram-no uma boa prática, tal como descreve a Associação de Hospedeiros de Bordo na companhia aérea norte-americana United.
Para além da questão da adaptação visual, as janelas abertas também podem fornecer informação importante para as equipas de socorro que se encontram no exterior.
Por exemplo, caso haja um fogo ou incêndio dentro do avião, este é mais facilmente visível do exterior caso as janelas estejam abertas, pelo que os bombeiros conseguem saber por qual porta devem entrar ou qual o foco que devem atacar mais cedo.
Há ainda outros motivos a apontar, como ajudar a tripulação a identificar problemas com os motores ou com as asas durante uma saída emergência.
“De um ponto de vista de segurança, as janelas abertas ajudam a melhorar a consciência situacional”, explicou um responsável da Flight Safety Foundation, citado pela IFL Science.
“Por exemplo, durante uma evacuação de emergência, a tripulação e os passageiros precisam de saber se é seguro abrir as portas e usar as saídas de emergência. Não é suposto dares indicações aos passageiros para saírem por um lado quando o motor ainda está a arder”, concluiu o responsável.
Chamar janelas dos aviões às cortinas das mesmas é descabido, serve simplesmente para nos chamar a atenção para lermos o texto. Concordo, só não concordo com a mentira.