O Tal Canal acompanha a novidade mais comentada da Inteligência Artificial. Mas esta versão tem um extra.
O Chat Genial chegou a Portugal através do Tal Canal. Rimou e é verdade.
A equipa responsável pela plataforma anunciou que “abraçou a mais recente evolução ao nível da Inteligência Artificial”, o ChatGPT.
O Chat Genial, inspirado no ChatGPT, é um “chatbot inteligente e dinâmico com quem podes travar conversas interessantes sobre diversos assuntos, quer seja sobre história, geografia, ciência, tecnologia, utilidades ou até conhecimento geral”.
Está treinado para memorizar o que vais dizendo ao longo da conversa e é capaz de gerar texto e imagens. A resposta é gerada normalmente em português de Portugal.
“É um modelo muito semelhante ao do ChatGPT, com conversas naturais e inteligentes com o algoritmo, que te dá respostas mais rápidas e imediatas do que, por exemplo, no Google. É logo uma resposta mais prática“, descreveu a responsável Tânia Carvalho.
No entanto, há uma diferença: a criação de imagens. “Usámos duas APIs (interfaces de comunicação entre aplicações), uma para texto e uma para imagem”.
“O ChatGPT não trata de imagens. A pessoa tem de procurar texto num lado e imagens no outro. O Chat Genial também gera imagens, ao estilo do DALL-E2 e do Midjourney”.
Junto à caixa onde se insere texto, aparece um botão que permite alternar entre o tipo de resposta que queremos do Chat Genial: “Texto” ou “Imagem”. A descrição pode ser feita em língua portuguesa, ou inglesa. Quanto maior e melhor a descrição, melhor.
O Chat Genial gera sempre 2 imagens quadradas. Para já, ainda não é possível fazer upscale nem configurar a proporção das imagens.
Há 20 créditos por dia. Cada crédito é uma pergunta, no fundo. “É uma limitação. Porque tudo isto é gratuito para os utilizadores mas pago do nosso bolso, porque assim gerimos eventuais problemas e é também uma forma de moderação, para evitar eventuais excessos”.
“Mas queremos dar muito mais créditos no futuro, ou até proporcionar um serviço ilimitado”, acrescentou Tânia, ao ZAP.
A integração de um modelo existente é relativamente simples, apesar dos incrementos que existem no Chat Genial. Mas criar um modelo como o ChatGPT (o original) é complicado?
“Sim, criar de raiz é extremamente difícil“, responde André Santos, o outro elemento da empresa criadora, a Icónica – Digital Design.
“Esta tecnologia envolve o uso de redes neurais complexas para gerar conteúdo baseado em contextos e probabilidades. É necessário um conhecimento profundo de inteligência artificial, deep learning, estatística e processamento de linguagem natural”.
Além disso, continua André, “é necessário alimentar o modelo com terabytes de dados de treino de informação recolhida por toda a internet e preciso ter bons recursos computacionais para o treinar”.