/

A NASA quer a sua ajuda (e não precisa de telescópio)

Agência pede ajuda às pessoas para “estudar o céu”, no seu programa de observação de exoplanetas. Mas não espere receber uma fortuna.

Está confirmado: o James Webb encontrou pela primeira vez um exoplaneta, o LHS 475 b. Tem praticamente o tamanho da Terra.

Mais de 5 mil planetas fora do sistema solar já foram encontrados. Os astrónomos acreditam que há milhões – só na Via Láctea.

A NASA quer encontrá-los. E agora pede ajuda às pessoas. A qualquer pessoa.

Num artigo em forma de convite, a NASA apela às pessoas para colaborarem no projecto Exoplanet Watch – observação de exoplanetas – que existe desde 2018.

A agência espacial dos EUA explica aos interessados que seria útil a sua ajuda, a encontrar e a estudar os exoplanetas. Porque iria poupar tempo aos profissionais.

O programa da NASA era limitado, não era de acesso fácil a qualquer interessado. Agora é. E facilmente percebe-se como se pode colaborar, no site oficial.

Os participantes no Exoplanet Watch podem utilizar os seus próprios telescópios para encontrar planetas fora do sistema solar. E não há um tamanho mínimo para o telescópio ser útil para o programa.

Ou então podem analisar dados de outros telescópios. E, neste caso, nem precisam de ter um telescópio – basta terem um computador, ou mesmo um telemóvel.

Há 10 anos de observações para serem analisadas, através de um telescópio localizado no Estado de Arizona. Mas outros dois telescópios, na Califórnia, vão produzir mais dados ainda neste ano, sobre estrelas próximas e sobre a procura por mais trânsitos de exoplanetas (um planeta a passar entre uma estrela e a Terra).

Aliás, esse é o foco de quem analisar dados: obter mais informações sobre as órbitas dos planetas, com base nesses trânsitos. Além disso, também vão procurar variações no brilho das estrelas, verificando se houve erupções ou manchas estelares, por exemplo.

Parte positiva: não é preciso ter experiência e o seu nome passa a entrar nos co-autores de estudos, de análises.

Parte negativa: não esteja à espera de qualquer salário. O trabalho é voluntário.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.