Oficial: Fernando Santos deixa selecção

3

Philipp Guelland / EPA

Federação Portuguesa de Futebol confirmou acordo. Chega ao fim um “percurso de grande sucesso”.

Fernando Santosnão é o seleccionador nacional de futebol.

A confirmação foi dada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), num comunicado publicado nesta quinta-feira.

Esta confirmação chega menos de uma semana depois de Portugal ter saído do Mundial 2022.

A FPF enaltece que assim chega ao fim “o percurso de grande sucesso iniciado em setembro de 2014”.

“Após uma das melhores participações de sempre da Seleção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo (terceira melhor de sempre), no Catar, FPF e Fernando Santos entendem que este é o momento certo para iniciar um novo ciclo”, explica a federação.

“Além dos títulos conquistados, Fernando Santos tornou-se o selecionador com mais jogos e mais vitórias. Foi uma honra ter podido contar com um treinador e uma pessoa como Fernando Santos na liderança da Seleção Nacional”, sublinha o comunicado.

Fernando Santos liderou a principal selecção portuguesa durante mais de oito anos.

As constantes críticas ao estilo de jogo da equipa misturam-se com os dois únicos grandes títulos de Portugal: Europeu 2016 e Liga das Nações 2019.

Nas outras competições teve desempenhos modestos, embora neste Mundial 2022 tenha conseguido a terceira melhor participação de sempre de uma selecção lusa na prova: chegar aos quartos-de-final. E foi o primeiro treinador português a atingir essa fase de um Mundial.

Fernando Santos tem 68 anos e liderava a selecção da Grécia antes de voltar para Portugal, em Setembro de 2014.

Agora começa o processo de escolha do novo seleccionador nacional. José Mourinho, Paulo Fonseca são nomes repetidos nos últimos dias, mas também se abre espaço a Abel Ferreira, Luís Castro ou Leonardo Jardim, por exemplo.

Um treinador estrangeiro também não estará fora da lista da FPF.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

  1. Nunca tive simpatia com a orientação que este treinador dava à sua seleção… Revelou sempre fraca visão, pouca inteligência sobre o adversario. Veja-se o que aconteceu com Marrocos… Em vez de ter aprendido a lição com o que acontecera no jogo Marrocos-Espanha, ele fez isatamente o mesmo: tic-tac enervante, jogadores recuados com medo de avançar e assim durante quase metade do jogo… Quando Marrocos meteu o golo, mandou finalmente os jogadores para a frente, mas já era tarde. É um selecionador sem visão e com os jogadores que tinha até o Zé da esquina ganharia

    • “isatamente” é uma pérola…. O Manel gosta de criticar mas põe-se a jeito. E quanto ao jogo com Marrocos, também revela que não percebeu o que se passou. Portugal não jogou melhor na segunda parte. Marrocos é que jogou pior. Estavam nitidamente cansados. E Portugal cresceu nesse período. Na primeira parte nunca conseguimos ganhar uma “segunda bola”. Na segunda parte, nunca perdemos nenhuma. Curioso.

  2. O selecionador da seleção nacional com melhores resultados. O resto é conversa. Muitos parabéns e obrigado por tudo Fernando! És grande, Fernando! E enorme enquanto pessoa!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.