Cientistas chineses criaram um motor hipersónico capaz de levar uma aeronave a uma velocidade nove vezes superior à velocidade do som.
A China revelou as primeiras imagens dos planos para o seu novo caça de sexta geração, que diz que será nove vezes mais rápido do que o som. Os planos foram apresentados esta semana no Salão Aeronáutico de Zhuhai, na China.
Os investigadores chineses garantem ter testado com sucesso um motor de detonação hipersónico capaz de levar as suas aeronaves até Mach 9 — nove vezes a velocidade do som.
Uma das principais novidades é que a aeronave usa querosene de aviação como combustível, que tem um menor risco de explosão em comparação com as alternativas a hidrogénio, escreve a IFLScience.
Esta será mesmo a primeira vez que um motor de detonação à base de querosene é testado publicamente.
Estes motores libertam mais energia do que as alternativas hipersónicas, nomeadamente o scramjet em que os EUA estão a investir, e são mais eficientes a altas velocidades.
Zhuhai Air Show 🇨🇳
6th Gen Fighter Aircraft Concept
PLAAF Loves Tailless Jet Design pic.twitter.com/hyTPqZlHGT— David Wang (@Nickatgreat1220) November 6, 2022
O caça chinês promete competir com o caça Next Generation Air Dominance (NGAD) da Força Aérea norte-americana.
Os testes do caça de sexta geração chinês foram feitos no túnel de choque JF-12, o maior e mais avançado túnel de choque do mundo, que replica as verdadeiras condições de voo hipersónico.
Os resultados foram recentemente publicados na revista Journal of Experiments in Fluid Mechanics.
O general Mark D. Kelly, comandante do US Air Combat Command, acredita que a China “está a construir uma Força Aérea de alta categoria”.
A ambição demonstrada com a sexta geração só poderá torná-la melhor, diz o general americano, em declarações ao El Confidencial.
O problema com as 9 vezes a velocidade do som (ou a ‘vezes’ que forem…) é mais complicado do que a energia necessária. O motor, importante como é, é apenas um componente. Será também, e por ventura mais importante ainda, uma questão de aerodinâmica, estabilidade e controlo.
Sem contar que, àquela velocidade, os materiais aquecem – um bocadito – pelo atrito com o ar….
Bem …. como se pode constatar , capital para material de “Morte” nunca faltará , seja na China ou en qualquer outro Estado ! …. A Vida Humana Saudável pode esperar !
Verdade amigo, enquanto houver gente com esta grande doença,obsessiva compulsiva de guerra e de supremacia , a qual não está a ser tratada em lado nenhum , irá levar à extinção da vida no planeta Terra, daí eu dizer que é uma doença psicopática suicida.