Ainda que assumidos por poucos governos, o fantasma de uma possível recessão mundial está cada vez mais presente, representando uma ameaça para o mercado de trabalho e para a força corporativa mundial. Um dos sinais mais latentes deste fenómeno surgiu esta semana, com a Meta, empresa detentora do Facebook e do Instagram, a anunciar o despedimento de 11 mil funcionários, dando continuidade ao que Stripe, Snap, Netflix e Oracle já haviam feito.
Estas são todas empresas muito diferentes, mas têm uma coisa em comum: cresceram rapidamente à medida que a pandemia impulsionou a procura de produtos e serviços digitais — e foram apanhados de pés chatos quando a combinação de um regresso à normalidade (relativa), o aumento das taxas de juro e a inflação fez parar os bons tempos.
“No início da covid-19, em março de 2020, o mundo rapidamente se moveu em linha e um surto de comércio eletrónico levou a um crescimento de receitas de tamanho exagerado. Muitas pessoas previram que esta seria uma aceleração permanente que continuaria mesmo depois do fim da pandemia”, escreveu Zuckerberg num comunicado dirigido aos empregados.
“Eu também o fiz, por isso tomei a decisão de aumentar significativamente os nossos investimentos”. Infelizmente, isto não correu como esperava“, escreveu.
Também não foi o único, com muitas outras personalidades da tecnologia a expressarem pensamentos semelhantes ultimamente: “Contratámos demasiado para o mundo em que estamos”, os fundadores de Stripe escreveram num memorando aos empregados anunciando que iria cortar mil postos de trabalho ou 14% do seu pessoal.
Esta realidade levanta uma questão óbvia: como é que estes executivos — geralmente assumidos como líderes empresariais comprovados, inteligentes, capazes e com acesso a montanhas de dados valiosos — leram tão mal a situação?
Se formos razoáveis, trataram-se de decisões — na altura. Nos primeiros dias da pandemia, várias empresas pararam de contratar ou despedir como medida de poupança de custos, sob o pressuposto de que a crise iria amortecer a economia.
“Vai levar muito tempo — talvez vários trimestres — até que possamos estar confiantes de que o vírus foi contido”, escreveu a empresa de capital de risco Sequoia num memorando de março de 2020, alertando para os tempos difíceis que se avizinham. “Vai levar ainda mais tempo para que a economia global recupere a sua base. Alguns de vós poderão experimentar um abrandamento da procura; alguns de vós poderão enfrentar desafios de oferta”.
Em vez disso, aconteceu o contrário, pois as pessoas passaram mais tempo a fazer compras online, a ver vídeos no YouTube ou no TikTok, a jogar jogos como Roblox ou “Among Us”, e geralmente a depositar dólares no sector tecnológico. As startups angariaram dinheiro em quantias chocantes, mesmo quando as principais empresas tecnológicas viram os preços das suas ações disparar.
Com taxas de juro baixas, valorizações altas e o trabalho remoto a oferecer um nível sem precedentes de acesso ao talento, sentiu-se como um momento crucial na história da tecnologia. Chefes como Larry Ellison, da Oracle, chegaram ao ponto de classificar a ferramenta de videoconferência Zoom como um “serviço essencial” que tinha permanentemente perturbado o mundo do trabalho.
Ainda assim, há muito tempo que há sinais de que os bons tempos não durariam para sempre. Há quase um ano, Zoom relatou um crescimento que estava bem abaixo das expectativas de Wall Street, num sinal de que a disponibilidade de vacinas e uma reabertura geral da economia global iria ver a confiança na tecnologia a diminuir.
É, por isso, é compreensível, até certo ponto, que fundadores como Zuckerberg tenham investido como se o mundo tivesse mudado para sempre. No entanto, tal ideia estava errada. E estas apostas acabaram por custar a muitos milhares de pessoas (e respetivas famílias) o seu sustento.