Cristiano Ronaldo superado por um compatriota, pela primeira vez desde 2006. Alexia repete prémio, Nuno Mendes não vence entre os jovens.
Não foi propriamente surpreendente: Karim Benzema é o novo melhor futebolista do planeta, tendo recebido o prémio Bola de Ouro.
O sucessor de Lionel Messi foi distinguido na gala realizada nesta segunda-feira, depois de uma grande época 2021/22 ao serviço do Real Madrid (44 golos e 15 assistências), clube pelo qual foi novamente campeão europeu.
“É um orgulho. É um sonho de criança. Cresci com isto na cabeça. Tive dois modelos na vida: Zidane (que lhe entregou o prémio) e Ronaldo. É a Bola de Ouro do povo”, disse o avançado.
Benzema é o primeiro francês a ficar com o troféu nos últimos 23 anos. O anterior tinha sido precisamente Zidane, em 1998.
Sadio Mané e Kevin De Bruyne completaram o pódio, respectivamente nos segundo e terceiro lugares. Refira-se que é uma estreia para os dois países: Senegal e Bélgica nunca tinham tido um representante no pódio dos melhores futebolistas do planeta.
Lewandowski foi quarto classificado, Salah quinto. A completar o top-10 ficaram, por esta ordem, Mbappé, Courtois, Vinícius, Modrić e Haaland.
O que quer dizer que Cristiano Ronaldo, vencedor cinco vezes, ficou fora do top-10, algo que não acontecia desde 2006.
Esse ano havia sido também o último em que o madeirense não foi o melhor futebolista português (na altura, atrás de Deco). Agora ficou em 20.º no geral, atrás de Rafael Leão, 14,º classificado nesta tabela.
Leão é assim o melhor futebolista português, à frente de Cristiano, de Bernardo Silva (22.º) e de João Cancelo (25.º).
Luis Díaz, ex-FC Porto, conseguiu o 17.º posto, enquanto Darwin Núñez, ex-Benfica, ficou no 25.º lugar.
Lionel Messi, vencedor no ano passado (7 troféus no total), nem estava nomeado desta vez.
Desde 2008 só uma vez o vencedor não tinha sido, nem Messi, nem Cristiano. Antes de Benzema, só Modrić conseguiu intrometer-se, há quatro anos.
Alexia Putellas repetiu a “dose” e voltou a ser eleita a melhor futebolista do mundo. A jogador do Barcelona superou a concorrência de Beth Mead e de Sam Kerr, que fecharam o pódio.
The 2022 women’s Ballon d’Or complete ranking! #ballondor pic.twitter.com/QJLVZW6XjG
— Ballon d’Or #ballondor (@francefootball) October 17, 2022
Os portugueses estavam também atentos ao prémio Kopa. Nuno Mendes era um dos candidados a melhor jovem mas o prémio foi entregue a Gavi.
Courtois ficou com o prémio Yachine, relativo a melhor guarda-redes. Robert Lewandowski confirmou o prémio Gerd Müller, graças aos seus 57 golos.
O Manchester City foi eleito o clube do ano, à frente de Real Madrid e Liverpool.
Pela primeira vez, foi entregue o prémio Sócrates, para distinguir um futebolista que se destaque pelas suas acções sociais. Sadio Mané foi o eleito nesta estreia, por ajudar a criar hospitais e escolas no Senegal.