Ricardo Loureiro esteve no gabinete do secretário de Estado da Energia entre 2018 e 2021 e vai agora ser um dos dois vogais no conselho de administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
O antigo adjunto de João Galamba, o secretário de Estado da Energia, é candidato a um cargo de vogal no conselho de administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
O economista Ricardo Loureiro trabalhou no gabinete de Galamba entre Novembro de 2018 e Outubro de 2021 e vai agora ser ouvido numa comissão parlamentar na qualidade de candidato a vogal na administração da ERSE, escreve o Público.
Esta não é a primeira vez que um ex-adjunto do secretário de Estado da Energia vai depois para a administração da entidade reguladora. Mariana Pereira, outra vogal da ERSE, também trabalhou no gabinete do antecessor de Galamba, Jorge Seguro Sanches, tendo depois voltado à ERSE, onde já tinha trabalhado.
O conselho da administração da ERSE é constituído por um presidente e dois vogais, mas de momento está a funcionar apenas com dois membros desde a morte da anterior presidente, Cristina Portugal, em setembro de 2021. Os membros são nomeados pelo Governo e estão sujeitos a escrutínio parlamentar, mas os pareceres da Assembleia não são vinculativos.
Ricardo Loureiro vai integrar a entidade num momento importante devido à volatilidade dos mercados energéticos e ao esforço do Governo de continuar a aposta nas energias renováveis.