Anúncios espalham-se pelo país: “Há 20 anos que sabemos o que é liderar”. Pedro Ribeiro criticou, RFM respondeu (parcialmente).
Milhares de portugueses já se terão cruzado com um novo anúncio da RFM, nos últimos dias.
A rádio do Grupo Renascença Multimédia espalhou cartazes pelo país que indicam: “Há 20 anos que sabemos o que é liderar. Obrigado!”.
A Martktest publica de dois em dois meses (Agosto é a excepção) as audiências de rádio em Portugal.
A última recolha foi feita em Julho, relativa ao mês anterior, Junho. Aí, a rádio que aparece no primeiro lugar é a Rádio Comercial.
Uma audiência acumulada de véspera de 22%, um recorde entre as rádios portuguesas. Segue-se precisamente a RFM, com 19,7%, e a M80 (7,9%), que completam o pódio.
Pedro Ribeiro, director da Rádio Comercial, considerou estes anúncios da RFM “ridículos” e disse que a rádio concorrente está a “fazer mal ao próprio meio Rádio”.
“É a última vez que falo deste triste e enfadonho tema publicamente. Cansa-me. Há 10 anos que perdem e dizem que lideram há 20“, escreveu, na sua página no LinkedIn.
Mais tarde, a RFM reagiu a estas críticas e explicou que é líder no mundo digital – onde, de facto, é a rádio musical mais visitada na internet, indica a tabela NetAudience, sendo superada apenas pela TSF. Em Agosto deixou o top-20 dos sites, passando para o 21.º lugar.
No entanto, faltou esclarecer o factor cronológico: liderar “há 20 anos”. Poderá defender que liderava nas audiências há 20 anos, passando a ser a primeira na internet, nos últimos tempos.
O ZAP pediu um novo esclarecimento à RFM. A rádio não respondeu.
Todos lideram, os sacripantas da RFM, a porcaria da Rádio Comercial, os tótós da Megahits, enfim, eles são os melhores…para eles. Uma tristeza a rádio em Portugal. E tudo graças ao modelo que todos tentam imitar, 2 ou 3 engraçadinhos a dizer umas chalaças sem piada, e está aplicada a receita. Quanto à música, é melhor nem dizer nada, passam (repito, passam e não tocam) todas a mesma coisa. É impressionante, copiam-se uns aos outros, porque já não acredito na pressão das editoras para promover os seus artistas e assim tentar vender discos, porque acho que hoje em dia já pouca gente compra discos!
Trieste é andarem a tentar demonstrar que uma ou outra rádio lideram em Portugal e vermos que tecnologicamente, no que toca às emissões rádio, ainda estão no século passado relativamente ao resto da Europa! Onde estão as emissões digitais DAB/DAB+? Onde está o serviço de trânsito TMC? Se analisarmos o mapa, só Portugal é que está em “black out” face ao resto da Europa: https://www.worlddab.org/countries
Mas, infelizmente, não é nada de novo, pois com a TDT em Portugal não é muito diferente…
Depois vem alguns defender que hoje em dia podemos ter tudo isso via internet… sim, mas a que preço? É que DAB/DAB+ e TMC são gratuitos, internet 4G ou 5G é cobrada a preço de ouro!