Momento captado pela BBC durante a madrugada, no Westminster Hall. Guarda já se tinha desequilibrado, depois caiu mesmo.
A homenagens à rainha Isabel II, falecida há uma semana, continuam no Reino Unido.
O caixão da rainha encontra-se no Westminster Hall, o edifício parlamentar mais antigo em Londres.
A primeira-ministra Theresa May, que foi a última a estar com Isabel II num evento “público”, quando tomou posse, já passou pelo local na manhã desta quinta-feira.
De madrugada verificou-se um momento insólito: um guarda que estava junto ao caixão, primeiro desequilibrou-se duas vezes, recuperou, mas pouco depois desmaiou mesmo. Caiu do “altar” para o chão.
A queda foi captada pela BBC, que interrompeu a sua emissão em directo pela internet. Não se sabe se o guarda ficou ferido.
A vigília iniciou-se na tarde desta quarta-feira e espera-se a passagem de centenas de milhares de pessoas. Nesta manhã havia filas enormes.
🚨 #BREAKING!
A Royal guard at the Queens coffin in Westminster Hall has fainted!! pic.twitter.com/YkF2tt8i22— Charlie Ztuker (@CharlieZtuker) September 14, 2022
Entretanto, foi realizado um ensaio para o funeral de Isabel II, marcado para o dia 19 de Setembro.
O ensaio foi realizado de madrugada. São preparativos finais, indica o jornal The Daily Telegraph, que contam com milhares de militares.
É um ensaio completo para a deslocação do caixão entre Westminster Hall e Wellington Arch.
O Westminster Hall estará sempre aberto até segunda-feira de manhã e tem vigilância, em cada canto, durante 24 horas por dia.
A forma como obrigam estes guardas reais a ficar de pé horas e horas seguidas é incrivelmente desumana. Já antes aconteceram desmaios em parada.