Estratégia nacional para a mobilidade pedonal está na gaveta há dois anos

psychohh / Flickr

A estratégia deveria ter sido aprovada pelo Conselho de Ministros até ao fim de 2020, mas continua num impasse dois anos depois.

A Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal (ENMP), que tem como objetivo criar políticas para se fazer mudanças aos espaços públicos de forma a que estes sejam mais amigos dos peões, devia ter sido aprovada em sede de Conselho de Ministros até ao final de 2020, mas está há dois anos na gaveta.

Numa resposta enviada ao Público, o Ministério do Ambiente e da Acção Climática justifica que o atraso se deve a “um conjunto diverso de fatores” que não especifica, mas adianta que estes “foram já ultrapassados”.

Desta forma, “o Governo tenciona apresentar” a estratégia “muito em breve”. Na altura, as previsões do executivo apontavam para que um grupo de trabalho coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) criasse uma proposta para a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal para a próxima década até ao final do primeiro semestre de 2020.

O grupo acabou por ser criado em Junho desse ano e o despacho previa que a ENMP fosse aprovada em sede de Conselho de Ministros até ao final de 2020. O plano em si também está a ser alvo de críticas por parte das associações do setor, que alertam que é preciso que o Governo aumente o financiamento para que as metas previstas sejam cumpridas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.