Ao contrário daquilo que a maioria das pessoas pensa, Fernão de Magalhães não foi o primeiro a navegar à volta do mundo, uma vez que o português morreu durante a viagem.
Fernão de Magalhães foi um navegador português que ficou conhecido por ter liderado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, de 1519 até 1522, ao serviço da Coroa de Castela.
Não é certa a data ou local do seu nascimento, que terá ocorrido cerca de 1480 no Norte de Portugal, possivelmente no Porto. Outras localidades como Sabrosa, Gaia e Ponte da Barca também reclamam a honra.
Dos cinco navios que partiram para a viagem, três foram perdidos e um desertou. Dos 250 homens que formaram a tripulação original da flotilha, apenas 18 regressaram três anos após a partida.
Embora Magalhães tenha ficado com os louros do feito, a realidade é que o português não terminou a viagem. O homem do mar morreu em batalha em Cebu, nas Filipinas, durante a expedição, que foi posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano até ao regresso.
Ao levar a tripulação pelo Oceano Índico e ao redor do Cabo da Boa Esperança de volta a Espanha, Elcano completou a primeira circum-navegação conhecida do mundo, uma jornada total de mais de 70.000 quilómetros.
O reconhecimento do feito de Elcano não foi ignorado em Espanha, mas no resto do mundo, parece não ser lembrado, escreve a National Geographic.
Aos 23 anos de idade, Juan Sebastián Elcano tornou-se dono do seu próprio navio, mas devido a problemas financeiros fugiu para Sevilha. Lá, aprendeu a arte de navegar e tornou-se capitão de navio mercante.
Após violar a lei espanhola ao entregar um navio a banqueiros genoveses como pagamento de uma dívida, Elcano procurou o perdão do rei Carlos I, inscrevendo-se como oficial na expedição liderada por Fernão de Magalhães.
Depois de participar num motim falhado na Patagónia, foi poupado por Fernão de Magalhães. Após cinco meses de trabalho árduo, Elcano foi eleito capitão do navio.
Elcano assumiu o comando após a morte de Magalhães, em 1521, e comandou a nau Victoria, o único navio a regressar a Espanha após dar a volta ao mundo.
Em 1525 partiu para a segunda volta ao mundo liderada por Loaísa, enviado para reclamar as ilhas Molucas para o rei Carlos I de Espanha, tendo vindo a morrer de escorbuto em pleno oceano Pacífico.
Magalhães foi o primeiro a circunavegar o mundo, tendo completado essa circunavegaçao ao atravessar o oceano Pacífico e ter chegado ao oceano Índico onde morreu. Isto porque Magalhães já tinha estado antes na zona ao serviço da coroa Portuguesa.
Se contarmos a partida do Índico para ocidente para regresso a Portugal, depois oferecer os seus serviços à coroa de Castela e fazer a viagem para ocidente pelo Pacífico e chegar de novo ao Índico temos uma circunavegação. (antes de Elcano). Não é mito!
Fernão, ou melhor o seu escravo, foram os 1os porque já tinham estado na Indonésia. Foi por causa do escravo que ele descobriu aonde estava. Eles, por acaso, aportaram na ilha de origem do escravo. Portanto, o escravo saiu dali, ficou na posse de Fernão que o trouxe para o Ocidente e depois retornaram à ilha pelo lado do Pacífico. Isso é dar a volta ao mundo pela 1a vez.
Boa Tarde,
O artigo tem várias incorreções, nomeadamente a naturalidade do famoso nauta que é Porto e não Sabrosa, conforme provas documentais irrefutáveis.
Outra incorreção é o próprio título e tema do artigo ao dizer que Fernão de Magalhães não foi o primeiro a navegar à volta do mundo, quando efetivamente ele foi o primeiro a navegar à volta do mundo, embora em duas etapas.
Numa primeira etapa, ao serviço da coroa portuguesa, navegou por diversas vezes entre Lisboa e a Índia, e da Índia navegou até Malaca e às Molucas. Numa segunda etapa, após proposta aceite pela coroa espanhola de navegar de Sevilha até às Molucas por ocidente, realizou essa navegação através do Estreito de Magalhães que descobriu, tendo assim sido o primeiro a navegar à volta do mundo no conjunto das duas etapas.
Infelizmente, acabou por morrer em combate nessa zona e não regressou a Espanha, sendo que o regresso planeado por ele estava previsto ser feito por oriente, isto é, pelo caminho inverso da ida às Molucas, já que a volta ao mundo não era um objetivo da sua proposta e além disso a coroa espanhola não pretendia litigar com a coroa portuguesa, fazendo o regresso da frota por zonas atribuídas a Portugal por tratados assinados pelas duas coroas.