Sanna Marin avançou para teste de detecção de drogas, depois do famoso vídeo que mostra a líder finlandesa a dançar numa fesra “louca”.
O vídeo que mostra Sanna Marin a cantar e a dançar numa festa continua a ser tema central na Finlândia.
A primeira-ministra foi filmada numa festa “louca”, segundo descrição da própria.
As imagens divulgadas nesta quarta-feira mostram a primeira-ministra da Finlândia a beber, cantar e a dançar. E a dançar no chão, de joelhos.
Foi levantada a possibilidade de ter havido consumo de droga nessa festa porque alguém no vídeo terá falado em “farinha” – que pode ser sinónimo de cocaína.
“Estive numa festa louca, sim. Dancei e cantei. Mas não recorri a drogas. Nada além de álcool. Só coisas legais. Nada há a esconder”, reagiu, nesta quinta-feira, acrescentando que não sabe porque se falou sobre “farinha”.
Nesta sexta-feira a líder finlandesa acrescentou que já realizou um teste de detecção de drogas. O resultado vai ser divulgado daqui a uma semana.
“Nunca consumi drogas, nem quando era adolescente. Realizei este teste para minha própria protecção legal e para esclarecer qualquer tipo de dúvidas”, declarou.
Marin já tinha assegurado que, do que se apercebeu, ninguém consumiu drogas naquela festa. E o seu consumo de álcool foi “moderado”.
“Caminhei de forma normal do restaurante até ao carro e fui até casa. No dia seguinte acordei a sentir-me normal“, assegurou.
Além disso, a primeira-ministra da Finlândia tem 36 anos e passa o seu tempo livre com amigos, como as outras pessoas: “Espero que aceitem isso. Vivemos numa democracia e, nas eleições, toda a gente pode decidir em relação a estes assuntos”.
Uma perspectiva reforçada pelo maior jornal na Finlândia, o Helsingin Sanomat: os primeiros-ministros têm o direito de relaxar, não há provas de que Marin tivesse infringido a lei e os especialistas consultados concluíram que não havia risco para a segurança nacional, lê-se no editorial.
A Finlãndia é dos países mais democráticos do mundo, por isso só posso ficar desiludido se ela não tiver pelo menos fumado um beck. Ainda que pequenino!
Claramente esta senhora está a ser alvo de uma campanha que visa desacreditá-la como primeira-ministra. Resta saber se não será Putin que está por detrás da exposição pública destes vídeos, fotografias, etc. Seria aconselhável que ela se abstivesse de comportamentos adolescentes e proibisse aos amigos a utilização de smartphones, etc. ao pé de si…