Chuva voltou a Portugal no início da semana mas os dias típicos de Verão voltam ainda nesta semana. Cenário bem diferente faz estragos no Reino Unido.
“Olha, chuva!” – esta expressão terá sido soltada por muitos portugueses nesta terça-feira, ou ainda na noite de segunda-feira.
Os chuviscos – fracos e passageiros – voltaram em diversos pontos de Portugal Continental, sobretudo no Norte e no Centro.
Os agricultores agradeceram mas esse cenário vai alterar-se substancialmente já daqui a dois dias, a partir de quinta-feira: a temperatura vai subir, prevê o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Para a próxima sexta-feira estão previstas temperaturas de 38 graus em Santarém e Setúbal; e 37 graus em Beja, Évora e Lisboa.
No fim-de-semana os termómetros devem atingir 38 graus em Beja e Castelo Branco, 39 graus em Évora. Em Portel, concelho do distrito Évora, esperam-se 40 graus no sábado.
O início da próxima semana, entre domingo e terça-feira, deverá ser semelhante em diversos pontos do interior, com temperaturas próximas dos 40 graus.
A maioria das cidades próximas do litoral não deve registar temperaturas tão altas, ficando próximas dos 30 graus. Lisboa e Setúbal serão excepções, sobretudo na sexta-feira.
O céu estará pouco nublado ou limpo, ao longo desta semana e da próxima.
Inundações no Reino Unido
A meteorologia está bem diferente mais a norte, no Reino Unido: chuvas fortes e inundações atingiram Devon e Cornwall.
Essa região do sudoeste do Reino Unido foi muito atacada nesta segunda-feira por inundações. Mais a leste, Essex, Suffolk e Lincolnshire foram palcos de tempestades.
Há avisos oficiais para chuva e trovoadas na maioria do país, indica o jornal The Guardian. Foram emitidos 16 alertas de inundações, incluindo na capital Londres.
As chuvas fortes já originaram o cancelamento de viagens de comboio e cortaram estradas, na Escócia.
No entanto, estas chuvas fortes não serão suficientes para contornar o estado de seca que o país atravessa.
No dia em que várias cidades foram atingidas por chuvas fortes, Yorkshire passou a ser declarada zona de seca, tal como outras oito zonas inglesas.