Ciclistas masculinos devem treinar de pé para proteger os genitais

O ciclismo é um desporto bastante saudável. Quem anda regularmente de bicicleta têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas ou cancro.

Mantém os praticantes em forma e permite vidas mais longas. No entanto, há pouca preocupação com a saúde dos homens, especialmente com os seus genitais.

Nos últimos anos, os cientistas têm ligado o ciclismo a vários problemas de saúde masculina, incluindo disfunções eréteis. Um novo estudo da Universidade de Medicina de Wroclaw, na Polónia, sugere que a melhor solução é os ciclistas ficarem em pé nos pedais, a cada dez minutos, para evitar danos.

Segundo o Tech Explorist, os cientistas reviram 22 estudos sobre como os homens podem evitar “esmagar” os órgãos genitais. Existe uma ligação entre disfunção erétil e a prática deste desporto.

Os investigadores também sugerem a utilização de um assento de bicicleta “sem nariz”, ou seja, sem a parte mais estreita à frente da bicicleta, para redirecionar a pressão da zona genital.

Um assento de bicicleta pode comprimir os nervos e reduzir momentaneamente o fluxo sanguíneo, provocando formigueiro, dormência genital e disfunção erétil.

“Os danos nervosos causados pela pressão do ciclismo podem causar perda de sensibilidade e problemas com ereções, e o ciclismo está ligado à infertilidade, mas é necessária muito mais investigação”, sublinha Ippokratis Sarris, especialista em medicina reprodutiva e diretor da King’s Fertility, em entrevista ao DailyMail.

Kamil Litwinowicz, autor principal de um dos estudos, publicado na Springer Link, realçou que “muitos homens lutam com o desconforto quando andam de bicicleta, e há preocupações que isto possa causar problemas sexuais”.

“No entanto, há também fortes evidências de que ser sedentário está ligado à disfunção erétil, pelo que andar de bicicleta como forma de atividade pode reduzir esse risco”, acrescenta Litwinowicz.

“Não queremos que os homens deixem de andar de bicicleta, mas sim que olhem para opções como estar de pé nos pedais ou usar uma sela diferente”, admite.

A nova revisão dos estudos analisou vários desenhos de selas, bicicletas, calções e guiador para obter provas de como afetavam a área genital dos homens. Os cientistas descobriram que as selas “sem nariz” reduzem a pressão sobre a área.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.