O brasileiro Alexsandro, de 22 anos, está a caminho do Lille, de França. O jogador do GD Chaves é o primeiro reforço de Paulo Fonseca, que vai ser em breve oficializado pelo emblema gaulês.
O defesa-central assina por cinco temporadas a troco de 2 milhões de euros. Esta constitui uma das maiores vendas do clube flaviense, que está de regresso à Primeira Liga.
Alexsandro Ribeiro foi uma das principais figuras do segundo escalão português na última temporada. O jovem foi até incluído no Onze do Ano da Liga Portugal SABSEG, tendo sido utilizado em 31 de 34 partidas para o campeonato.
A no topo da época!
Aos 22 anos, Alexsandro fecha a dupla de centrais do
O teu voto seria igual ao dos capitães e treinadores da competição?#LigaPortugal #LigaPortugalSABSEG #criatalento #createstalent #futebolcomtalento #MinhaCidadeMeuClube pic.twitter.com/PuBbkQqNrM— Liga Portugal (@ligaportugal) June 21, 2022
O atleta formado no Flamengo chegou a Portugal para ingressar no Praiense, vindo dos brasileiros do Resende com apenas 19 anos. Em 2020, depois de impressionar ao serviços dos açorianos, transferiu-se para o Amora, do Campeonato de Portugal.
O técnico Vítor Campelos identificou o potencial de Alexsandro e trouxe-o para o Chaves nesta última temporada. Um ano chegou para o central brilhar e chamar a atenção do Lille e de Paulo Fonseca.
Assim, num período de apenas dois anos, Alexsandro Ribeiro deu um salto do Campeonato de Portugal para a Ligue 1.
Depois de se ter sagrado campeão em 2020/21, o Lille esteve longe do seu melhor esta época. Os dogues terminaram no 10.º posto da tabela classificativa, longe das suas aspirações de participar nas competições europeias.
O emblema francês participou na Liga dos Campeões este ano e chegou aos oitavos de final, depois de ter vencido a fase de grupos. A equipa seria arrumada pelo Chelsea.