/

Zelenskyy demite Embaixadora da Ucrânia em Lisboa

3

António Cotrim / Lusa

A embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets.

Inna Ohnivets deixou de ser Embaixadora da Ucrânia em Lisboa. A diplomata foi demitida do cargo pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, que também dispensou os Embaixadores do país na Geórgia e na Eslováquia.

A informação da demissão destes Embaixadores foi divulgada pelo jornal ucraniano The Kyiv Independent que divulga que Zelenskyy “assinou um decreto de destituição” de Inna Ohnivets (Portugal), Ihor Dolhov (Geórgia) e Yurii Mushka (Eslováquia).

Os três diplomatas tinham sido nomeados pelo antecessor de Zelenskyy, Petro Poroshenko, que tem sido dado como próximo de Putin.

As causas para a demissão dos Embaixadores não são conhecidas. “Na página do Governo ucraniano não aparece explicação. Na minha opinião, é uma rotação normal“, considera o presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, em declarações à Rádio Renascença.

Inna Ohnivets estava no cargo desde 2015 e a SIC Notícias avança que a sua demissão resulta de “acções ineficazes” da Embaixadora.

ZAP //

3 Comments

  1. Petro Poroshenko dado como próximo de Putin???!! Que grande mentira!!! Não estarão a confundí-lo com o presidente anterior que foi expulso pelos ucranianos em 2014???!!
    É só gafes, cada cavadela cada minhoca! Já é mais do que tempo de começar a haver mais rigor no que escrevem aqui!!…

  2. Já se esqueceram quando a ex-embaixadora abandonou a entrevista quando questionada sobre a carta de condolências de Eduardo Cabrita à viúva de Ilhor Homeniuk. Pois é, o Sr.António Costa não esquece. Não esquece, nem deixa os assuntos sem resposta. Viperino.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.