/

YouTube lança serviço de música pago para competir com o Spotify

Loïc Dupasquier / Flickr

-

O YouTube anunciou a criação do Music Key, um serviço pago por subscrição que permitirá ouvir música mesmo quando o utilizador não estiver ligado à Internet.

“A partir dos próximos dias, passará a ter a possibilidade de ver a discografia de um artista no YouTube e reproduzir o álbum completo com os seus vídeos de música oficiais e músicas de alta qualidade”, explica o Google, que detém o YouTube, em comunicado.

O serviço, que será lançado em sete países, incluindo Portugal, custará 9,99 euros por mês, contará com o catálogo das principais editoras e estará aberto a artistas que façam edições de autor, explicou a responsável pelo YouTube em Portugal e Espanha, Cristina Delgado, citada pela agência Efe.

De acordo com o Financial Times, o YouTube chegou a acordo esta semana com a agência de gestão de direitos Merlin, que representa 20 mil editoras discográficas, para disponibilizar, no Music Key, o catálogo de artistas que representam.

Meses antes, o portal tinha chegado a acordo com as três principais editoras discográficas: Sony, Universal e Warner.

Além de Portugal, uma primeira versão do Music Key será lançada em Espanha, Estados Unidos, Itália, Finlândia, Reino Unido e República da Irlanda.

O serviço, que será concorrente do Spotify, estará disponível em computadores e também em telemóveis, tanto no sistema operativo Android como iOS, e permitirá o download tanto de vídeos como de canções, assim como a criação de canais temáticos, listas de reprodução e páginas oficiais de artistas.

Os subscritores do Music Key terão também acesso gratuito às 30 milhões de canções disponíveis no serviço Google Play.

O YouTube é um site criado em 2005, nos Estados Unidos, que permite a partilha de vídeos por qualquer utilizador. Por mês, o YouTube conta com mil milhões de utilizadores e seis mil milhões de horas de vídeo em reprodução.

Musickey / YouTube

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.