Uma equipa de investigadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, criou o robô telecomandado mais pequeno do mundo.
O robô, que se assemelha a um caranguejo, é tão pequeno que até consegue caminhar sobre a borda de uma moeda.
Robôs minúsculos como este não são propriamente uma inovação. Já em 2019, uma equipa de engenheiros da Universidade da Georgia criou o “micro-bristle-bot”, o robô mais pequeno do mundo, do tamanho de uma formiga e mais leve do que um grão de sal.
A novidade deste robô dos investigadores da Northwestern University é que ele é telecomandado. O robô-caranguejo pode ser controlado remotamente sem fios, escreve o portal Gizmodo.
Mede apenas meio milímetro de largura e consegue mover-se a uma velocidade de cerca de metade do comprimento do seu corpo por segundo. Embora não seja uma flecha no que toca à velocidade, a sua melhor qualidade é que consegue mover-se praticamente sem ser detetado.
Para conseguirem construir um robô com dimensões tão reduzidas, os investigadores criaram-no a partir de uma liga com efeito memória de forma, mais conhecida pela sua nomenclatura em inglês: shape-memory alloy.
Esta liga é deformada por uma fina camada de vidro aplicada durante o processo de fabricação, mas regressa à sua forma original quando o calor é aplicado.
Assim, um laser preciso é usado para aquecer pontos específicos no corpo do robô e, à medida que as suas várias partes se deformam e se dobram conforme são aquecidas ou arrefecidas, os investigadores são capazes de fazê-lo andar, além de virar e saltar também.
Os resultados do estudo foram publicados, na semana passada, na revista científica Science Robotics.