Rússia alega ter destruído muito armamento entregue à Ucrânia; versão rejeitada pelos ucranianos. Mais de 200 crianças mortas.
A Rússia está mesmo a avançar na região Leste da Ucrânia, controlando agora vários pontos nas regiões de Kharkiv e do Donbass. O avanço foi reconhecido pelo exército ucraniano, nesta quarta-feira.
Para tentar responder a esses movimentos russos, os ucranianos dispararam mísseis e foguetes contra Kharkiv – cidade que está controlada pela Rússia mas que tem sido palco de protestos da população local, contra a ocupação.
A informação foi divulgada pela agência de notícias estatal RIA Novosti, da Rússia. Fontes ucranianas acrescentam que esses ataques provocaram um incêndio e que canais de televisão da Rússia tiveram de interromper a sua emissão.
Não há registo de vítimas mortais, até agora.
Apesar deste contra-ataque, são as forças russas que estão a ganhar terreno naquela região da Ucrânia, sobretudo entre Kharkiv e Donetsk, tudo a Leste da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia.
Os russos indicaram que, em Lugansk, conseguiram abater um caça-bombardeiro e um míssil ucranianos. Segundo o ministério da Defesa da Rússia, o míssil iria atingir um hospital onde os russos estão a ajuda a população da região de Kharkov.
O ministério da Defesa da Rússia afirma também que destruiu “uma grande quantidade de armamento” entregue à Ucrânia, por parte de países ocidentais. No entanto, um governador ucraniano negou esse ataque.
Em relação a números, já morreram quase 23 mil soldados russos, de acordo com a versão ucraniana, que acrescenta que 217 crianças já morreram por causa da guerra, que começou no dia 24 de Fevereiro.
Guerra na Ucrânia
-
2 Dezembro, 2024 Problema para a Ucrânia: 50 mil soldados desertaram neste ano
-
30 Novembro, 2024 Rússia já iniciou “guerra secreta” com Ocidente. Mapa mostra como
Não entendo..a Ucrânia dispara contra cidade ucraniana,onde os moradores
protestam conta a presença russa ?
Qual é a dúvida?