Várias empresas de marketing estão a criar perfis falsos com fotos geradas por Inteligência Artificial. O LinkedIn apagou 15 milhões de perfis falsos só nos primeiros seis meses de 2021.
Quase todas as pessoas com uma conta no LinkedIn já receberam pedidos de conexão ou mensagens de estranhos — muitas vezes a oferecer oportunidades de negócio “imperdíveis”. Mas é agora provável que a pessoa que nos contacta nem sequer uma pessoa seja, escreve o NPR.
Algumas empresas estão agora a usar contas falsas com fotografias geradas por sistemas de inteligência artificial na esperança de aumentarem as vendas.
Uma utilizadora do LinkedIn revelou que recebeu um inquérito de software no site e apesar da pessoa que lhe mandou a mensagem parecer real, depois de uma inspeção mais próxima, reparou que a foto de perfil mostrava uma mulher apenas com um brinco e com algumas mechas de cabelo a desaparecer e reaparecer — um sinal de que a foto foi criada com inteligência artificial.
Mas a utilizadora em questão não era uma qualquer. Renée DiResta é uma “investigadora veterana que estudou campanhas de desinformação russas e conspirações anti-vacina” e reparou logo nos sinais.
Este caso fez com que DiResta se aliasse a Josh Goldstein, que também trabalha no Observatório de Internet da Universidade de Stanford. Os dois lançaram uma investigação que descobriu mais de 1000 contas falsas semelhantes na plataforma.
Cerca de 70 empresas estavam referidas com empregadoras destas contas falsas. A equipa avisou-as deste facto e algumas revelaram que tinham contratado empresas de marketing externas para as ajudar com as vendas, mas que não tinham conhecimento ou aprovado o recurso a perfis criados com inteligência artificial.
Um CEO revelou que pensava que as contas eram simplesmente os verdadeiros funcionários da empresa de marketing que tinha contratado.
Apesar de não serem ilegais, o LinkedIn confirma que os perfis falsos vão contra os seus termos de serviço e que já os começou a apagar, tendo removido 15 milhões de contas no primeiro semestre de 2021.
No entanto, a evolução tecnológica tem dificultado cada vez a distinção entre os perfis verdadeiros e as fotos criadas com IA, especialmente com o surgimento das Deepfakes.